quarta-feira, 9 de maio de 2012

Café, para combater a amnésia alcóolica

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

Acabou a desculpa do “não me lembro”. Os bebedores de plantão podem perder a desculpa de dizer, no dia seguinte, que não lembram as bobagens que falaram e fizeram no dia anterior por terem bebido demais. Pesquisadores da Universidade do Texas descobriram que a cafeína pode cortar o efeito da perda de memória causada pelo álcool, a popular amnésia alcoólica. Pelo menos nos ratos.

Num complicado experimento, os pesquisadores pegaram três grupos de ratos cobaias e embebedaram os bichinhos. Cada grupo de roedores recebeu uma quantidade maior de etanol que o outro, para obterem três níveis de porre, e ainda receberam uma dose de pentilenotetrazol, substância que causa a amnésia. O grupo que bebeu mais também recebeu um pouco de cafeína.

No dia seguinte, os ratinhos do grupo que recebeu mais etanol e a cafeína, não apresentaram perda de memória, apesar da forte embriaguez. Portanto, se tomar café durante a bebedeira, o argumento de que não lembra de nada vai ser impossível de usar e os atletas do copo vão acordar com todos os detalhes bem vivos na memória. Mas, será que alguém quer mesmo isso?

Escute o podcast e concorra a um "pileque" memorável!




Um abraço e bom café!

Nenhum comentário: