sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cafés e cafeterias conquistam o Brasil

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

As safras brasileiras batendo recordes, exportação crescendo, a qualidade dos grãos melhorando. O café brasileiro está vivendo um bom momento e não é apenas no campo ou nas exportações. Tão bom que o café será parte do enredo da Escola de Samba Beija-Flor em 2013. 

E o setor de cafeterias mais elaboradas também está prevendo um crescimento de 25% em 2012. A Fran's Café está percorrendo o país para aumentar sua rede de franqueados e abrir 91 novas lojas ainda neste ano. A paraibana São Braz, que tem sua própria rede de cafeterias no Nordeste, chamada São Braz Coffee Shop, vai abrir mais duas lojas em Petrolina, além das que já tem em Recife, Caruaru e Jaboatão dos Guararapes.  Ali mesmo na Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, a Deltaexpresso abriu mais uma cafeteria onde os apreciadores dos bons cafés poderão encontrar, além da bebida e do extenso cardápio, acessórios, grãos e máquinas. 

São Braz Coffee Shop abre duas lojas em Petrolina (PE), de olho na clientela de Juazeiro (BA) que só precisa atravessa da ponte sobre o São Francisco


Em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, a rede americana Starbucks abriu 290 vagas para atendentes, baristas e supervisores. A paulista Suplicy Cafés Especiais começou sua expansão pelo Centro OesteOutro setor que vem no embalo desse crescimento é o de cursos para Baristas. 

Boa Viagem bairro nobre de Recife, escolhido pela Deltaexpresso para abrir um ponto de encontro para degustação e venda de equipamentos 


Estamos de olho na regulamentação da profissão, que ainda tramita na Câmara dos Deputados. Com isso, também ganhamos nós, os consumidores e apreciadores de cafés especiais. Por isso, observe, experimente, critique e, principalmente, exija bom atendimento, bons cafés e profissionais habilitados antes de escolher a sua cafeteria predileta.

Agora, seja em Recife, Petrolina, Nova York ou no Guará, como faz Hellen Torres, o seu blog predileto deve ser, sempre, o Café & Conversa


Agora que você escutou o podcast diário, veiculado na Rádio CBN Recife, tenha um ótimo fim de semana. Um abraço, bom café!

Um comentário:

Julio disse...

O setor cresce mas a qualidade do café servido em algumas das redes citadas parece caminhar na direção oposta: o espresso do Coffee Shop São Braz e da Fran's Café aqui de João Pessoa, por exemplo, são pavorosos.

Julio