quinta-feira, 21 de julho de 2011

Café e água com gás. A água pode ser para depois!

Romoaldo de Souza

Na noite de quarta-feira, um grupo de amigos saiu para comemorar a data. O Dia Internacional da Amizade, criada para celebrar a chegada do homem, à Lua. E quando chegamos à cafeteria, fomos recebidos como se estivéssemos na Lua.

Eu tenho reclamado muito aqui da falta de pessoal capacitado para atender clientes exigentes como tomadores de café! Também tenho feito elogios a iniciativas como os Amigos do Café, em Recife que sempre se reúnem para provar drinks, degustar grãos diferentes e conversar muito.

O Brasil está se preparando para receber os turistas da Copa do Mundo de 2014, é o maior produtor de café do mundo, o segundo maior consumidor mas, convenhamos, quando a gente sai de casa para tomar um bom café, tem de escolher a dedo o local aonde ir.

Voltando à cafeteria. O atendimento foi tão automático que logo percebi que a pessoa que servia à mesa, decorou os passos, mas não sabia o que estava fazendo. A prova? Ele serviu o café como eu havia pedido e trouxe junto um copinho pequeno, como se fosse de pinga, mas estava com água com gás.

Eu me fingi a peguntei para que a água com gás e se eu deveria tomar antes ou depois do café. A única resposta foi. "A água é pro senhor beber!"

-Ufa! - pensei - com o frio que fazia, se eu tivesse que tomar um banho àquela hora da noite, iria sair tremendo da cafeteria...

Meu instinto de professor me fez chamar o garçon de volta e contar a ele - e aproveito para reproduzir aqui o que disse ao atendente.

Naquele copinho tem água com gás para ser tomada antes do café... Para limpar as papilas gustativas e preparar o paladar para tomar o café. Se você não gosta de água com gás, pode ser sem gás, claro. Mas, quem toma um bom café precisa preparar o paladar e a mente.

Um abraço e bom café!


Um comentário:

Unknown disse...

Sinceramente, gosto de tomar metade antes para ativar as papilas gustativas e metade depois para não ficar com bafão de café.