quinta-feira, 7 de julho de 2011

Como guardar seu café em casa.


Romoaldo de Souza


Paulo da Vilia mora em Camaragibe, na Região Metropolitana de Recife, e disse que passou uns dias no interior do estado, no agreste, mais precisamente. Ele trouxe de lá uma boa variedade de grãos e não sabe como guardar o café.


Fez bem nosso ouvinte Paulo da Vilia ao comprar café em grão, que é muito mais fácil de ser acomodado e aí você vai moendo cada vez que for passar um cafezinho em casa.


Agora, a gente sabe que nem todo mundo tem um moedor em casa e se o seu café já estiver moído, guarde em um recipiente bem fechado – que não receba luz. Por isso, é bom guardar numa lata. Dentro da geladeira.


É que tanto a luz natural como a artificial aceleram a oxidação do café e quando os grãos ou mesmo o pó se oxidam, os óleos perdem o poder de preservar aromas e sabores. Por isso, café deve ser guardado longe da luz.


Hoje, nós tratamos desse assunto, na CBN Recife. Faça um clique aqui e escute o podcast.



Um abraço e bom café!


Um comentário:

Tio Dé disse...

Muito boa essa sugestão de como acondicionar o nosso cafezinho de todas as horas.
Sou "cafe-maniaco", e não dispenso em várias horas do dia e da noite.
Por aqui eu guardo num pote daqueles da "Tape-Ware" escuro, que namtém o vacuo e preserva o aroma por muito mais tempo, e emtemperatura ambiente, que é melhor para a manutenção dos princípios.
Abç e Bom Café, sempre !