Romoaldo de Souza
Nosso leitor, Pedro Teixeira, viajou ao interior de Pernambuco, foi até a região de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde e trouxe de lá uns cafés artesanais, plantados e colhidos por agricultores que estão se juntando em uma pequena cooperativa.
Dentre as características do café, conforme contou o nosso ouvinte, destacam-se a baixa acidez e um ligeiro toque de melaço de cana-de-açúcar, justamente porque naquela região, já perto da divisa com a Paraíba, houve um período de plantação de cana.
Os agricultores do pólo de Triunfo fizeram cursos na Bahia com o pessoal do Sebrae da região da Chapada Diamantina e aprenderam técnicas de torra do café, o que mostra a preocupação em ter um produto de qualidade.
Localizada no Sertão do Pajeú, Triunfo mais parece um balneário italiano |
Eu só não sei se era preciso ir tão longe assim, quando em Recife, já estão sendo formadas turmas para aprender o domínio da técnica de torra café, imprescindível para ressaltar a qualidade do grão. Afinal, por mais saboroso que seja um café, se não houver um refino na hora de torrar você pode colocar tudo a perder.
Para saber mais sobre essa aventura, escute o podcast
Um abraço, bom café!
Nenhum comentário:
Postar um comentário