quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Café Artesanal

Romoaldo de Souza 

Nosso leitor, Pedro Teixeira, viajou ao interior de Pernambuco, foi até a região de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde e trouxe de lá uns cafés artesanais, plantados e colhidos por agricultores que estão se juntando em uma pequena cooperativa.
Dentre as características do café, conforme contou o nosso ouvinte, destacam-se a baixa acidez e um ligeiro toque de melaço de cana-de-açúcar, justamente porque naquela região, já perto da divisa com a Paraíba, houve um período de plantação de cana.
Os agricultores do pólo de Triunfo fizeram cursos na Bahia com o pessoal do Sebrae da região da Chapada Diamantina e aprenderam técnicas de torra do café, o que mostra a preocupação em ter um produto de qualidade.
Localizada no Sertão do Pajeú, Triunfo mais parece um balneário italiano
Eu só não sei se era preciso ir tão longe assim, quando em Recife, já estão sendo formadas turmas para aprender o domínio da técnica de torra café,  imprescindível para ressaltar a qualidade do grão. Afinal, por mais saboroso que seja um café, se não houver um refino na hora de torrar você pode colocar tudo a perder.
Para saber mais sobre essa aventura, escute o podcast



Um abraço, bom café! 

Nenhum comentário: