sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Que tal, montar sua própria cafeteria?

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

Todos nós sabemos que um bom café preenche diversos aspectos da nossa vida. O café é agregador, turbina o raciocínio, cimenta amizades, aquece corações e mentes, ajuda a evitar doenças e gera memórias que vão durar a vida inteira. Mas, além de tudo isso, o café é um bom negócio. As cafeterias tornaram-se ambientes confortáveis de convivência e abrigam até mesmo reuniões de negócios.


Com o navegador, Pedro Eurico, no Rally dos Sertões, o Café & Conversa participou da competição dando um "gás" à equipe da MS Rally


O setor de cafeterias vem crescendo sem parar no Brasil. Dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) mostram que, nos últimos oito anos, o crescimento do consumo fora de casa foi de 307%. Parte desse crescimento se deve também ao aumento no número de pessoas que fazem refeições fora de casa. Somado ao baixo custo do café, abrir uma cafeteria se tornou uma atraente oportunidade de negócio.

Para a Abic, a expansão do segmento está apenas no início. Ainda existem pontos comerciais interessantes em todas as regiões do país e o formato das cafeterias pode variar desde aquela que oferece conforto e refeições com muitas opções gastronômicas, até os pequenos quiosques, em que o tempo de permanência dos clientes é menor. Outro ponto é a quantidade ainda pequena de espaços onde o café seja o produto principal ou até mesmo o único. 

É na hora do atendimento que a cafeteria diz a que veio. Leitora do Café & Conversa pediu um espresso, a atendente serviu a água com gás, mas não sabia a utilidade: "acho que está virando moda..", afirmou

Segundo estimativa da Abic, existem cerca de 3,5 mil cafeterias em todo o Brasil. Entre 1,2 mil e 1,3 mil pertencem a grandes redes. Mas, a maior parte pertence a empreendedores individuais, pois o investimento para a abertura de uma cafeteria é relativamente pequeno, entre R$ 80 mil e R$ 100 mil.

A maior rede de cafeterias do planeta, a Starbucks, já possui 32 unidades no país. Para 2012, a meta é dobrar a operação local, que chegará a 64 cafeterias. Até o McDonald’s está investindo no setor com o seu McCafé, que parece não ter acertado ainda a receita. Mas, antes de correr atrás do “sonho” de ser dono de uma charmosa cafeteria, é recomendável buscar conhecimento técnico para saber quais são os tipos de grãos, os pontos de torra e o melhor jeito de tirar o café da máquina profissional. Mais informações podem ser obtidas no Sebrae da sua cidade.


Um abraço, bom café!

Nenhum comentário: