quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Turismo dos cafezais

Romoaldo de Souza e Ricardo Icassatti Hermano

Que Paris que nada, tem muita gente que está pegando a mochila e fazendo um turismo diferente, turismo pelos cafezais do Norte do Paraná.  A iniciativa da Rota do Café foi uma orientação do Sebrae que reuniu as prefeituras da região produtora de café, aí eles traçaram um plano com formação de agentes de turismo, dos donos das fazendas e guias da região.  Agora, o café além de entrar na balança comercial como um dos maiores produtos de exportação, está dando lucro à indústria do turismo e fazendo sucesso.


Ali, pela região de Londrina, é o ponto de partida, justamente, onde na década de 1930, teve início um dos mais importantes movimentos migratórios do Brasil. Foto do Unimulti.blogspot.com
O catálogo de turismo do Paraná tem mais de 20 hotéis-fazenda, pousadas, e alojamentos que recebem os turistas, isso sem contar a gastronomia paranaense, a natureza que tem variações que vão de regiões geladas a cafezais em flor e, claro, café do bom e do melhor.

A Colômbia já fazia esse experimento há anos, com o Triângulo do Café. O turista visita plantações na cordilheira dos Andes, o parque nacional do café – considerado o maior museu a céu aberto do  mundo sobre esse assunto – e um show com artistas locais que apresenta dançarinos vestidos com roupas da época, contando como o café chegou naquele país.

Show de Jipao en Salento Quindio Triangulo del Cafe - Colômbia

Está aí a sugestão e fica uma pergunta. Por que o pessoal de Taquaritinga do Norte, um dos maiores plantadores de café de Pernambuco, não faz uma rota de turismo? Eles poderiam aproveitar e levar o turista a visitar as cooperativas, conhecer a região que tem áreas próprias para voo livre e a culinária de primeira, complementada com bons cafés.

Escute o podcast 


Um abraço, bom café!

Nenhum comentário: