domingo, 8 de janeiro de 2012

Expedição ao Monte Roraima - Parte Final

Ricardo Icassatti Hermano

Como de costume, me levantei com a primeira ameaça de claridade. Fiquei vagando pelos arredores do acampamento ainda escuro enquanto todos ainda dormiam, até os cachorros. Precisava daquele momento sozinho antes que o mundo acordasse. Era nosso último dia ali. O silêncio era absoluto enquanto o sol nascia vagarosamente. Eu estava saboreando minha paz de espírito, orando, agradecendo e absorvendo as energias daquele lugar sagrado para os índios e, agora, para nós também. 

Era aqui que eu escovava os dentes enquanto estava no topo do Roraima
(Foto Roberto)

Repassei na memória os últimos e fantásticos dias. Tudo me pareceu meio surreal. Um dia antes eu estava a quilômetros dali, no alto do Monte Roraima; estava esfolando meus pés, jogando pedra em cascavel, atravessando rios e caminhando até a exaustão. Agora, estava admirando as estrelas que ainda brilhavam num céu que deixava de ser negro e se tornava azul. Desci até o rio para escovar os dentes. Fiz questão de escovar demoradamente. Pra que pressa?

Da esquerda para a direita: guia Marcelo, Carina, Rosinha, Amanda e eu
(Foto Henrique)

O café da manhã seguiu o ritmo do jantar na noite passada, mas já era possível ver a tristeza da saudade nos olhos do grupo. A experiência havia sido intensa para todos e com um significado particular para cada um. Pela primeira vez, partimos em silêncio e sem a nossa algazarra habitual. Cada um mergulhado nos seus pensamentos. Alguns quilômetros à frente, retomamos o ritmo normal de conversas e foi assim até a sede do Parque Nacional Canaima, onde chegamos debaixo de uma chuva fina.

Café da manhã tomado, prontos para partir ... (Foto Henrique)

Após a revista das nossas mochilas, das fotos, tomar uma Coca Cola gelada e despedidas da equipe de guias e carregadores, embarcamos nos carros 4X4 e voltamos à chamada civilização. O corpo estava um caco, mas o espírito pulava feito um cabrito. 

A turma toda reunida para a foto final (Foto Henrique)

Paramos num restaurante de estrada para almoçar e comemos muito bem. Havia duas opções: um prato com carne e outro com truta grelhada. Eram porções enormes, mas teve gente que comeu os dois pratos. Carina fez um discurso emocionante de agradecimento coletivo aos nossos guias Marcelo e Tirso, que encheu nossos olhos de água.

Almoço do grupo. Enquanto eu contava um "causo",
o Roberto (ao meu lado) devorava o segundo prato ... (Foto Henrique)

Em Santa Helena, trocamos as 4X4 pelas vans com ar condicionado. Estávamos retornando à vida rotineira por etapas, como uma descompressão de mergulho. Parte do grupo ficou no hotel Aipana, em Boa Vista, onde o Magno, dono da Roraima Adventures, nos aguardava. Rosinha e eu ficamos impressionados com a atenção dele e o seu profissionalismo que chega a detalhes mínimos. Deixa no chinelo muita empresa de cidade grande ... Agradeci efusivamente a ele a experiência. 

Essas duas, Dani e Yoshimi, são minhas heroínas,
carregaram mochilas maiores que elas e
sorriram o tempo todo. Aqui, em pose Changeman (rs).

Providências como banho, lavagem de roupa, curativos etc. foram tomadas. Um breve descanso vendo a CNN. Quanta coisa pode acontecer no mundo em apenas seis dias. Jantamos com os poucos integrantes do grupo que estavam hospedados ali também. Escolhemos o bar à beira da piscina porque não aguentávamos ficar confinados. Comemos muito e conversamos muito, mas o cansaço bateu e fomos dormir mais cedo do que queríamos.

Na volta, Amanda sonhando que finalmente aprendeu a falar espanhol ...

Alguns partiram na madrugada, outros ficaram por mais uns dias e outros foram no mesmo vôo que nós até Manaus. Chegando em Brasília, me despedi de Rosinha com um aperto no coração, mesmo sabendo que voltaria a encontrá-la no Congresso Nacional. Ela foi uma companheira de viagem admirável e enfrentou as dificuldades com desenvoltura Zen. Eu que já era fã, virei tiete. E a vida retoma o seu trilho ... até a próxima aventura : )

Última noite no acampamento do Rio Ték com a melhor
cerveja quente e a turma mais bacana do mundo (Foto Henrique)

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada por dividir este aprendizado conosco!

Valeu!

Nora

Adriana disse...

Adorei os relatos da viagem, foi otimo conhecer essa versão do monte Roraima. Parabens ao grupo.