quarta-feira, 21 de março de 2012

Café e insônia

Ricardo Icassati Hermano e Romoaldo de Souza

O ouvinte Willian Perroni conta que tem sofrido de insônia e ansiedade, foi fazer uma consulta e o médico recomendou que cortasse o café. O problema é que ele adora café e está pedindo alguma dica para diminuir o consumo sem sofrer muito com dores de cabeça ou falta de atenção.

Olha Willian, temos várias dicas e podemos começar recomendando reduzir, gradualmente, o consumo para que o seu organismo vá se adaptando. Engane o seu cérebro substituindo o café por outra bebida, como o café descafeinado, chá ou até mesmo água quente.

Dor de cabeça deve ser combatida com analgésico, mas consulte o seu médico sobre qual é o mais adequado para você. Malhação é uma boa alternativa à cafeína como estimulante. Tenha uma alimentação mais saudável, até porque refeições pesadas dão sonolência e azia. Evite açúcar e gordura.

Afaste o cansaço com sono e não com café, durma melhor evitando cochilos durante o dia. Pratique técnicas de relaxamento, como ioga, massagem e meditação para se livrar do estresse.

Assim, Wilian, você conseguirá cortar o café aos poucos e até estabelecer um limite de consumo ideal para o seu organismo após resolvido o problema da insônia e da ansiedade.

Yaguara, orgânico de Pernambuco, servido no Coffee Center, numa degustação história em Recife


Escute o podcast e diga como ficou.


Um abraço e bom café!

Um comentário:

Ana Lima disse...

Caro Romoaldo, bom dia!
As dicas de hoje serviram para mim também, já que sou consumidora assídua e exagerada de café e tenho problemas com o sono.
Muito obrigada!
Abraços!