quinta-feira, 1 de julho de 2010

As comidas da Holanda


Ricardo Icassatti Hermano

Apesar do título e por mais que eu desejasse, este post não vai tratar das maravilhosas torcedoras holandesas ... Essas divinas criaturas loiras que adoram se vestir de laranja. Eu sei, a vida é cruel. Vamos falar da culinária da Holanda, o próximo adversário do Brasil na Copa do Mundo de Futebol.

Eu não tô falando delas, mas posso olhar : )

Afinal, você quer fazer bonito na sua festinha de jogo não é? Convidou os amigos, as namoradas gostosas dos amigos e, na falta da peituda modelo paraguaia, aquela vizinha holandesa que você vem cercando há algum tempo. Então tem que ser criativo e caprichar no rango.

Para cuidar desse assunto altamente profissional, convocamos novamente a nossa chef-consultora internacional Adriana Nasser, que rapidamente se prontificou a largar as panelas no fogão e nos enviar um texto e suas facílimas receitas holandesas.

E você aí pensando que a Holanda só fazia tamancos de madeira ..., que aliás se chamam Klonpen. Esse tipo de calçado ainda é muito utilizado pelos holandeses no dia-a-dia. Segundo eles, fazem bem à coluna e à postura corporal. Veja como são feitos no vídeo abaixo. Café & Conversa também é cultura!




Adriana Nasser

A cozinha holandesa é bem parecida com a do seu vizinho, a Alemanha. O cardápio é rico em purês de batata, carne de porco e muito salsichão. Tudo muito picante e condimentado, toque que vem da culinária asiática.

Motivo? É pelo fato da Indonésia ter sido colônia da Holanda por mais de quatro séculos. Mas a cozinha também abusa dos cereais, das carnes, legumes, peixes, queijos, geléias e das frutas.

As sopas e cozidos também são bastante apreciados. Mas, o melhor da cozinha holandesa é que, após o jantar, quase sempre é servido um tipo de torta junto com o cafezinho.

Um dos pratos mais típicos é o Hollandse Biefstuk, que leva carne grelhada na panela de ferro com champignons. Outro prato bastante característico é o Hachee (carne cozida, em holandês), uma típica comidinha de mãe. A receita é feita com cubos de filé mignon ou alcatra empanados, temperados com especiarias, como cravo, noz moscada, pimenta, folha de louro e cebola. E claro, servido com salsichão e purê de batatas.

Como vamos enfrentar a Holanda às 11h da manhã, ou melhor, eles vão nos enfrentar, quem sabe não vale a pena chamar os amigos e apostar em um desses picadinhos, hein?

Ah!!!! para acompanhar, não se esqueça de preparar arroz do tipo Jasmim, típico de Bali. A dica é colocar capim limão ou erva cidreira na água do cozimento. E na sobremesa, a manjada Torta Holandesa.

Todo mundo conhece essa torta das festas de aniversário dos colegas de trabalho. Mas, o que ninguém sabe é que ela simplesmente não existe na Holanda. É uma criação original do Brasil. Pois é ... falsificada.

Vamos às receitas!

Hollandse Biefstuk
3 porções

Ingredientes

- 460 g de filé mignon
- 1 cebola cortada em cubos grandes
- 1/2 bandeja de champignon fresco
- 1 colher de sopa de manteiga
- Noz-moscada (duas ou três passadas no ralador)
- Sal
- 2 colheres de sopa de molho de soja Shoyu
- 40 ml de água

Preparo

Numa panela de ferro, regogue a cebola na manteiga. Doure o filé. Adicione 2 colheres de shoyu e 40 ml de água.
Deixe reduzir e depois acrescente o restante dos ingredientes. Sirva com o arroz de Jasmin, batatas fritas e legumes salteados.

A sua vizinha holandesa vai ficar impressionada
com o tamanho dos seus conhecimentos


Torta Holandesa
12 porções

Ingredientes

Creme:
- 250 g de margarina
- 180 g de açúcar refinado
- 600 ml de creme de leite sem soro
- 80 ml de leite condensado

Base:
- 200 g de biscoito Maizena

Cobertura:
- 200 g de chocolate meio amargo
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 10 g de margarina

Lateral:
- 1 pacote de biscoito Calipso


Preparo

Creme:
Bata na batedeira a margarina e o açúcar até obter um creme mais ou menos branco.Acrescente o leite condensado e continue batendo. Coloque o creme de leite e mexa bem.

Cobertura:
Derreta a barra de chocolate no microondas ou em banho-maria até ficar bem derretido. Aqueça o creme de leite sem deixar ferver. Misture o chocolate, a margarina e o creme de leite até obter uma mistura bem homogênea.

Montagem:
Coloque as bolachas Maizena embaixo (forrando o fundo) e dos lados da forma. Coloque os biscoitos Calipso (deixando espaço entre um e outro) e adicione o creme levemente para as bolachas não subirem. Em seguida adicione a cobertura. Sirva como desejar.

Obs: Usar forma de fundo falso

Torta campeã das festas de aniversário na firma

Um comentário:

Flora disse...

Olá,

Gostei do blog! Parabéns!
Será que você teria interesse de receber as novidades da Nespresso?
Se sim, por favor, entre em contato pelo e-mail flora@mktmix.com.br.

Obrigada,

Flora Monteiro