sexta-feira, 30 de julho de 2010

Refeição Memorável


Ricardo Icassatti Hermano

Durante nosso tempo de vida nesse planeta, temos alguns momentos de prazer que são memoráveis, ou seja, se tornam lembranças tão boas que servem de consolo nas horas ruins e de parâmetro para comparações no futuro. Pode ser qualquer coisa. Uma palavra, um olhar, uma piada, um gesto, uma imagem, um som, um livro, um cheiro, um movimento de mão, uma brisa. Ou a combinação de todos.

Anteontem, saí da academia na hora do almoço. Me deu vontade de comer um salmão grelhado muito bom que é preparado no restaurante da náutica, lá no Iate Clube mesmo. Infelizmente, o restaurante estava sem salmão. Daí parti para o restaurante Dona Lenha, que fica no Deck Brasil, aqui no Lago Sul.

Gosto muito desse restaurante e sempre almoço lá, quando tenho tempo. A comida é boa, bem feita e tem preço razoável. Uma fórmula infalível. O dono da rede, Paulinho Melo, é um cara antenado que gosta de viajar por outros países e aprender. Isso fez dele um excelente chef, atento e criativo. Além de ser apaixonado pela culinária italiana.

Estamos em plena Restaurant Week. Coisa de publicitário colocar os nomes em inglês. Eles devem achar que fica mais chique, agrega valor e outras baboseiras do tipo. Os restaurantes que participam criaram pratos especiais para o evento a preços módicos. Se fizerem sucesso, podem até acabar figurando no cardápio de maneira permanente. É uma excelente oportunidade para quem gosta de gastronomia.

Restaurant Week e, claro, café

No caso do Dona Lenha, o chef Paulinho Melo preferiu criar não apenas um prato, mas uma refeição completa. Entrada, prato principal e sobremesa. Ou, como prefiro, Primo Piatto, Secondo Piatto e Dessert. Na verdade, são dois pratos principais. Um à base de carne vermelha e outro com peixe. Não como carne vermelha há mais de 10 anos. Fui no peixe.

O Primo Piatto foi um interessante Tomate Caqui recheado com Salada de Beringela, grãos inteiros de trigo e Molho Tzatiziki. Esse molho tem origem grega e também é bastante popular na Turquia. É feito com iogurte, pepino, alho, azeite, sal, pimenta preta e endro. Um prato típico do Mediterrâneo, servido frio.

Primo Piatto

Em seguida, veio o Secondo Piatto: Filé de Robalo assado no forno a lenha com Geleia de Pimentão e Cebola, Purê de Funcho e Julienne de Aspargos Frescos. Foi quando o bicho pegou. O garçom ainda estava ao meu lado quando mastiguei o primeira pedaço. Ele apenas sorriu quando, involuntariamente, soltei um "Sensacional!!!".

Secondo Piatto e a epifania

Imediatamente, meus neurônios se assanharam e um furacão de sensações, lembranças e sentimentos se formou na minha mente. Uma verdadeira epifania. Enquanto saboreava aquela maravilha, um filme começou a rodar na minha cabeça. De repente, me dei conta dos muitos anos que frequento aquele restaurante.

Os garçons me conhecem e sabem do que gosto. Sabem até quando estou com pressa e quando não estou. A eficiente equipe acompanhou minha vida naquelas mesas. Viram meus filhos chegarem dos Estados Unidos, acompanharam suas transformações, conquistas e crescimento.

Viram minhas mulheres. As que duraram e as que passaram tão rápido quanto um almoço. Me viram bem humorado, triste, de ressaca, com sono, revigorado, entusiasmado, feliz. Sempre me servindo com presteza e até carinho. Todos eles fazem parte da minha vida, da minha história.

A dessert foi um Barco de Mamão Papaya com uma Bola de Sorvete de Iogurte e Crocante de Pistache. Um final digno para aquela refeição memorável. Tudo estava perfeito. As cores, aromas, sabores se casaram sem nenhum esforço. Finalizei, claro, com uma xícara de Café Arte, adotado por Paulinho após campanha empreendida pelo seu blog favorito.

Dessert

O Café & Conversa só pode aplaudir e agradecer pela inesperada experiência gastronômica. Esses momentos são raros e nunca sabemos quando, como ou porque ocorrem. Sei apenas que jamais os esquecemos e que devemos conservá-los com o máximo cuidado.

Além do talento, o chef Paulinho ainda tem a sorte de contar com uma equipe jovem, entusiasmada, competente e engajada em sua cozinha (Zé Aparecido, Késio, Adílio e Moizaniel), no atendimento (fico devendo os nomes porque são várias equipes e turnos) e na gerência, com a Daniela de Castro. Parabéns a todos e fazemos votos que continuem assim sempre.

Equipe azeitada no comando do fogão

Nenhum comentário: