terça-feira, 27 de julho de 2010

A Música do Dia - Papel Marché - João Bosco


Romoaldo de Souza

O que se pode esperar de uma mulher que chora, copiosamente quando vê As Pontes de Madison, mesmo que seja pela centésima vez? E alguém que curte MPB com a mesma paixão com que se delicia escutando Ne Me Quitte Pas?

Bom, se essa pessoa for uma jornalista que adora bike, que escreve como poucos e toma café saboreando cada um dos 15ml do ristretto, siga-a.

Esporte predileto da jornalista que, nas horas vagas, escreve textos de amor e ódio com a mesma sintonia com que pedala sua bike pelos arredores de Brasília

Quando soube que João Bosco estaria em Brasília, pedi a Kátia Maia que escrevesse um post para o Café & Conversa. Que degustasse o "retrogosto" do som de João Bosto de Freitas Mucci, o mineiro mais carioca que o ex-governador Aécio Neves, que não sai do Rio de Janeiro nem para fazer campanha eleitoral. Pronto! Com vocês, Kátia Maia, a voz que a CBN perdeu. Ei tia Marisa, a senhora não acerta uma, heim?


Fui ao show do João Bosco na sala Villa Lobos, do Teatro Nacional de Brasília. Uma daquelas oportunidades que a gente se sente feliz de ter sabido, aproveitado e curtido.


Ele veio para uma apresentação que faz parte do programa MPB Petrobrás e que disponibilizou ingressos a R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia.


Claro que quando fui comprar já estava quase esgotado, mas encontrei um lugarzinho, na ponta do primeiro lote de fileiras. Bem localizado para dizer a verdade. O suficiente para ouvir e me evolver.


"Pena ter deixado minha bike no Rio..."


Com mais de 30 anos de carreira, João Bosco apresenta um show que passeia por todas as canções que marcaram sua carreira, além de interpretar oito músicas presentes no seu mais recente álbum intitulado de “Não vou pro céu mas já não vivo no chão”.


Mesmo com canções ainda inéditas para a grande maioria do público, ele encantou. E não podia ser diferente. O estilo de João Bosco todo mundo já conhece e é um pouco naquela linha: ame-o ou deixe-o. Eu não chego necessariamente a amar, mas gosto muito e me encanto toda vez que vou a um show dele.


Pois bem, não sou uma especialista, estudante ou conhecedora de música. Sou apenas alguém que ouve e gosta e eu ouvi e gostei bastante do que foi apresentado durante todo o show que durou quase duas horas, incluindo o bis.


João Bosco canta acompanhado de sua banda e junto com o trio Kiko Freitas (bateria), João Baptista Guimarães Carvalho (baixo) e Ricardo Silveira (guitarra) viaja por várias influências musicais e literárias dentro do repertório e dá um show com o seu violão.


Violão e voz! Sempre fiel ao seu estilo, João Bosco continua afiadíssimo nos seus passeios vocais pela música que interpreta. Concentrado e voltado par o instrumento, ele pouco fala durante a apresentação, mas não precisa sua voz já diz tudo passeando pelas várias interpretações.


João Bosco cantou grandes sucessos como ‘De frente para o crime’ e “Quando o amor acontece”, além, claro de “Papel Marche” que ele canta no bis.


Aliás, no momento do Bis já é esperado claro que alguém peça a música ao que João Bosco responde:


- Calma, eu vou cantar Papel Marche. Mas antes tem músicas novas do álbum novo. A vida anda e é preciso que venha o novo. Mas, eu vou cantar Papel Marche, e cantou!


No bis, Papel Marché, para marcar a noite encantadora que João Bosco propiciou

Para quem já comprou o ingresso, bela escolha. Terá uma noite de sábado gratificante e será feliz.


Bom show. Se quiser uma amostra, gravei as apresentações de algumas músicas de João Bosco durante o show, entre elas, ‘De frente para o Crime’ e ‘Papel Marche’, além ,claro de algumas músicas do álbum novo. Se quiser ver todos, acesse a minha conta no youtube.


MPB Petrobrás - é uma daqueles momentos que você agradece o bom uso do dinheiro público. Momento em que o resultado dos impostos que pagamos e que são altíssimos retornam para nossas vidas na foram de cultura o que é sempre muito bom.


Idealizado e realizado pela Caderno 2 Produções Artísticas, produtora baiana com atuação em várias capitais, o projeto comemora 13 anos de sucesso, consolidado como um dos mais bem sucedidos projetos culturais do país.


Com o patrocínio da Petrobras e apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura – serão dez cidades conectadas com o melhor da música popular brasileira. A programação de shows prima pela diversidade de estilos e linguagens, presentes em cada canto do Brasil.


O projeto privilegia sempre uma atração local. O show do João Bosco foi aberto pela cantora Ana Reis. Boa. Gostei também. Tem uma voz doce e de presença.



Papel Marché

João Bosco & Capinam


Cores do mar, festa do sol
Vida é fazer
Todo o sonho brilhar
Ser feliz
No teu colo dormir
E depois acordar
Sendo o seu colorido
Brinquedo de Papel Machê...(2x)

Dormir no teu colo
É tornar a nascer
Violeta e azul
Outro ser
Luz do querer...

Não vai desbotar
Lilás cor do mar
Seda cor de batom
Arco-íris crepom
Nada vai desbotar
Brinquedo de Papel Machê...

Dormir no teu colo
É tornar a nascer
Violeta e azul
Outro ser
Luz do querer...

Não vai desbotar
Lilás cor do mar
Seda cor de batom
Arco-íris crepom
Nada vai desbotar
Brinquedo de Papel Machê...

Ai Ai Ai Ai Ai Ai!!
Lê Lê Lê Lê Lê Lê Lê
Lon Lon Lon Lon Ah!
Lê Lê Lê Lê Lê Lê Lê

Lon Lon Lon Lon Ah!...

Nenhum comentário: