quinta-feira, 15 de julho de 2010

A Música do Dia - The Man I Love - Ella Fitzgerald

Romoaldo de Souza

Dez anos atrás, a pedido do ex-presidente russo, Mikhail Gorbachev, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu para este 15 de julho, o Dia Internacional do Homem. Mas, a idéia é levá-los a refletir sobre a própria saúde, sobre a igualdade entre os gêneros etc.

A escritora de mão cheia, Heleny Galati, que sempre tem colaborado com seus picantes e instigantes textos aqui no blog, se prontificou a escrever sobre a data. A música, para esse texto e a data, não poderia ser outra. The Man I Love, com Ella Fitzgerald.


"Homens. Imagino que não exista mulher que não deseje equacioná-los, compreendê-los e até mesmo dominá-los. Existem aquelas que pensam ter conseguido. Besteira. Nossa sociedade apenas criou um monte de estereótipos do que é ser homem. Desde então eles se esforçam para corresponder.

O curioso é que ando pelo mundo e observo o gênero. Independente do idioma e da cultura, eles agem muito parecido. Com pequenas alterações aqui e ali. Por exemplo, descobri que os homens turcos e indianos são muito mais românticos e sentimentais que o ocidentais e falam disso. À parte esse pequeno detalhe, todo o resto é parecido.

Ser homem é ser muito mais forte, destemido e arrojado que qualquer um. É buscar o sucesso a todo custo, mesmo que sejam seus sentimentos. É sonhar com uma casa no campo, mas nunca ter tempo de aproveitá-la. É viajar e ter que cuidar da bagagem. Passaporte. Dinheiro. Entender tudo sobre carros e engenhocas.

Ser homem é parecer invencível mesmo quando bate aquela incerteza, dúvida e medo. Esconder sentimentos é um dever! E sei que homem sente muito. Sente falta de atenção. Carinho. Respeito. De poder ser inseguro.

Muitas vezes parece que homem gosta de caminhar sozinho. Valentemente enfrentando a tudo. Na verdade sente falta de ter com quem dividir. Quando se reúne com os amigos é para falar do último trabalho, do “avião” que andou aterrisando em sua cama ou ainda da última de seu time. Política para ele é essencial. Tem que entender, criticar e resolver. Logicamente é claro.

Lógica. Esse e um dos grande segredos do homem. Ela a usa sempre, mesmo quando não tem. Quando jovem sonha com uma mulher “gostosa” para ter ao seu lado. Na maturidade prefere aquelas que combinam exterior e interior, alguém para trilhar lado a lado o mesmo caminho. Raramente encontram.

Ser homem é agir como se espera dele, da mesma forma que ser mulher. No entanto, apesar dos papéis que a evolução social nos deu, ser homem não é muito diferente de ser mulher.

Todos querem ficar bem. Encontrar alguma felicidade na vida. Sentar no sofá e ter alguém com quem dividir as angústias e prazeres. O homem espera, assim como a mulher, reconhecimento, compreensão e amor."

Heleny Galati


The Man I Love
(George Gershwin)

Someday he'll come along, the man I love

And he'll be big and strong, the man I love
And when he comes my way
I'll do my best to make him stay

He'll look at me and smile,
I'll understand
And in a little while he'll take my hand
And though it seems absurd
I know we both won't say a word

Maybe I shall meet him Sunday
Maybe Monday, maybe not
Still I'm sure to meet him one day
Maybe Tuesday will be my good news day

He'll build a little home, just meant for two
From which we'll never roam; Who would, would you?
And so all else above I'm waiting for the man I love



Nenhum comentário: