sábado, 10 de julho de 2010

Por onde anda Terence Trent D'Arby?


Ricardo Icassatti Hermano

Na quinta-feira passada, estava saindo de casa em direção ao estúdio da Rádio Cultura FM 100.9, para participar, junto com o Romoaldo, de uma entrevista no programa Papo Firme, apresentado pelo grande defensor dos artistas brasilienses, Luciano Lima. Fomos falar sobre café, a caneca viajante e o blog favorito dos internautas de todo o planeta. O programa é transmitido ao vivo, toda quinta-feira, das 20h às 22h.

Abri o porta-luvas do carro e fucei entre os CDs que monto com as músicas que gosto. De acordo com o estilo das músicas, nomeio o CD. Encontrei um que não ouvia há algum tempo. Chama-se "Dance With Me", todo ele de músicas lentas, daquelas boas de dançar agarrado com a mulher especial, cochichando segredos em seu ouvido ...

A primeira música é bem antiga. Ouvi pela primeira vez com o Jackson Five. Neste CD, ela é interpretada pelo cantor norte-americano Terence Trent D'Arby. O nome da música é Who's Loving You e faz parte do seu primeiro CD "Introducing the Hardline According to Terence Trent D'Arby" (1987).

Este CD é indispensável

Essa música é uma criação do gigantesco e sensacional William "Smokey" Robinson. Ele a compôs em 1960, quando era contratado da lendária gravadora Motown. A canção foi gravada por diversos artistas, como os Jackson Five, The Miracles, The Temptations, The Supremes, En Vogue, Lauryn Hill, Dobie Gray, Brenda and The Tabulations, Jamia Nash, John Farnham, Human Nature, Jazmin Sisters, Matt Giraud e a garota sensação Joss Stone, dentre outros.

Ouçam essa raríssima gravação em que o então garotinho Michael Jackson, numa apresentação ao vivo, fala da tristeza do blues, canta Who's Loving You e literalmente enlouquece as fãs. É de arrepiar.




Nos primeiros três dias de lançamento o CD de D'Arby vendeu mais de um milhão de cópias. Até o momento, já vendeu mais de 12 milhões de cópias. É o seu maior sucesso até hoje. Com este CD, ele ganhou o Grammy de Melhor Cantor de Rythm & Blues em 1988 e, no mesmo ano, o prêmio Soul Train de Melhor Artista Revelação. E, claro, ganhou a capa da revista Rolling Stone.

E aê Carlinhos Brown ... eu sei, a vida é cruel ...

Aqui no Brasil, o disco também estourou. Músicas como Wish Me Well dominaram as pistas de dança. Mas, depois o cantor desapareceu daqui. Ao ouvir Who's Loving You, lembrei da minha adolescência, das namoradas, das festas, do cabelão, das motos, das viagens de mochila ... tempo bão. Também bateu a curiosidade. Por onde anda e o que foi feito de Terence Trent D'Arby?

Antes, uma pesquisa. Nascido (1962) e criado em Manhatan, New Yok City, a cidade que nunca dorme, Terence Trent Howard não poderia fazer carreira artística com esse sobrenome. Por isso logo adotou o D'Arby do seu padrasto, que convenhamos soa bem melhor. Além de cantor e compositor, ele também é multi-instrumentista e sempre produziu seus próprios discos.

Seguindo uma linha pop-rock-soul, D'Arby lembra, em alguns momentos, o Michael Jackson. Em outros, soa como o igualmente pop-rock-soul Lenny Kravitz. Resumindo, o cara é bom. Além disso, na juventude, foi boxeador e chegou a ganhar o campeonato Golden Gloves na categoria peso-pena. Um verdadeiro Bad Ass.

O cara ainda serviu no Exército Americano em Frankfurt, onde atuou na pequena banda The Touch, que chegou a lançar um álbum chamado Love in Time (1984). Depois que D'Arby fez sucesso, esse álbum foi relançado sob o nome Early Works. Após dar baixa no Exército, ele foi para Londres onde atuou por pouco tempo na banda The Bojangels, antes de começar a carreira solo.

Ao contrário do que fui levado a pensar, D'Arby continua na ativa e fez vários CDs:

- Neither Fish or Flesh (1989)
- Symphony or Damn (1993)
- Vibrator (1995)

Aqui é preciso abrir um parêntese. Lembro de ter lido uma entrevista em que D'Arby se auto-proclamava ser um "gênio" musical. Achei estranho na época, mas pensei tratar-se de alguma manobra de marketing.

Mas, agora me deparo com a notícia que, em 1996, ele se desentendeu com a Columbia Records e se mudou para a Java Records, onde produziu um álbum que se chamava Terence Trent D'Arby's Solar Return, que não chegou a ser lançado. Em 2000, ele comprou de volta os direitos desse álbum e saiu da gravadora.

Noutra entrevista, em 2001, o cantor declarou que, após uma série de sonhos, mudou oficialmente seu nome para Sananda Maitreya. Disse ele: "Terence Trent D'Arby morreu ... acompanhei seu sofrimento enquanto morria uma morte nobre". Com isso, pretendia um renascimento artístico e se libertar do que acreditava ser a natureza opressiva do mundo das gravadoras. Chazinho bão esse ...

Ainda não entendi direito essa história de "Sananda" ...

Em seguida se mandou para a Alemanha e montou sua própria gravadora, onde repaginou o álbum Terence Trent D'Arby's Solar Return e lhe deu o novo nome de Wildcard. Depois, foi para Milão, na Itália, e se lançou na internet com um site para venda das suas músicas e CDs.

Ainda em Milão, onde vive atualmente, fez dois álbuns: Angels & Vampires - Volumes I e II. Seu mais recente trabalho saiu em 2009, o Nigor Mortis. Seu próximo projeto se chama The Sphinx ...

O visual ficou meio sinistro. Ainda não ouvi o estilo musical.

Não conheço absolutamente nada dessa fase "ind0-baiana" e meio macabra dele, mas vou procurar saber e volto a trazer para vocês tudo o que descobrir. Por enquanto, fiquem com essa canção que me enche de boas recordações. Soul music dor-de-cotovelo da melhor qualidade.

Who's Loving You
(Terence Trent D'Arby)

When I had you

I treated you bad and wrong my dear

Girl since since you been gone

Don't you know I sit around

With my head hanging down

And I wonder who's lovin' you

I, I, I, I should have never made you cry

And girl since since you've been gone

I sit around with my head hanging down

And I wonder who's lovin' you

Life without love is oh so lonely

I don't think
I'm gonna make it

All my life, all my life belongs to you only

Come on and take it girl

Come on and take it because

All, all I can do

Since you been gone is cry

And don't you ever wonder

And worry your pretty little head

'Bout what I do

Don't you know I sit around

With my head hanging down

And I wonder who's lovin' you


2 comentários:

juliano disse...

Valeu estava no youtube e me bateu a curiosidade. Esse cara era fera, e sua voz é uma das bonitas que escutei, pena que é muita viagem.

Carlim disse...

Esse foi um dos melhores momentos qdo ele lançou o seu 1º cd 1987, ai teve as melhores musicas