terça-feira, 27 de julho de 2010

Sorvete de Chocolate


Ricardo Icassatti Hermano

O ano era 1999. Me lembro bem daquela tarde de sexta-feira. Estava no Comitê de Imprensa sem nada para fazer. Alguém havia me falado que a Rosão era corredora de rua. Rosão é uma jornalista, assim como eu. Ela é a Rainha dos Escândalos e é uma das poucas que consegue balançar a roseira da República. Mas, esse é um outro assunto.

Eu estava me preparando para fazer uma grande viagem. Iria percorrer os 850 quilômetros do Caminho de Santiago de Compostela. Sim, eu li o Diário de Um Mago, mas não foi essa a minha motivação. Fui movido pela curiosidade mesmo. Aquele caminho existe a séculos e eu nunca havia ouvido falar dele até ler o livro. Não tinha nenhuma experiência esotérica envolvida. Me interessei pela viagem a pé.

O Caminho, em azul, atravessa todo o Norte da Espanha

Buscava alguém que pudesse me dar algumas dicas sobre treinamento de corrida. A preparação física seria um fator muito importante na jornada. Assim, fui falar com Rosão. Eu já a conhecia informalmente. Ao relatar o que pretendia, ela soltou uma gargalhada e gritou: "Você é leitor do Paulo Coelho!"

A francesa aí foi a cavalo. Eu fui a pé : )

Expliquei a ela que o Caminho de Santiago existe muito antes do Paulo Coelho ser sequer um projeto de espermatozóide e continuará existindo muito tempo depois que o escritor for apenas um verbete qualquer no Wikipedia.

Felicia, a alegre carimbadora de passaportes.
Uma lenda do Caminho. Já está com papai do Céu ...

Dito isso, ela me ajudou nos treinamentos por um ano, até a véspera do meu embarque para a Espanha. Ao longo daquele ano, ela foi me perguntando sobre os preparativos e conversamos muito sobre cada nova informação que eu conseguia. Ela embarcou 15 dias depois de mim e ao retornar me disse que foi a melhor coisa que já havia feito na vida. Rosão ainda voltou outras duas vezes, saindo de localidades diferentes.

Finisterre, acabou a viagem e agora é só alegria

Assim, desenvolvemos uma boa e grande amizade ao longo desses anos. De vez em quando, passamos um tempo sem nos ver. Ossos do ofício. Geralmente, ela está investigando algum escândalo de corrupção. Quando o tempo acalma, nos reencontramos e continuamos nossas conversas. Foi assim na semana passada.

Nos esbarramos pelos corredores do Congresso Nacional e ela me convidou para almoçar. Havia acabado de receber seus tíquetes-alimentação ... estava espantosamente generosa. Aceitei o convite e fomos a um dos restaurantes da Câmara dos Deputados. Comemos e colocamos a conversa em dia. Trocamos ideias sobre os filmes de Woody Allen e outros assuntos sigilosos.

Ao sairmos do restaurante ela me perguntou se eu queria um sorvete. Tem uma geladeira bem na saída. As opções de sorvetes são cada vez mais abundantes e como não conheço 97% delas, fui no que eu gosto desde criança: picolé de chocolate.

Mulheres vivem dizendo que estão em dieta, que estão gordas, que precisam emagrecer, aquela velha ladainha. Mas, todas elas ficam nos empurrando doces para que possam comer junto e não se sentirem culpadas. Rosão não é diferente. Assim que dei a primeira mordida no picolé, os olhos dela cintilaram com aquele brilho da loucura e ela balbuciou: "Hum! Parece que tá bom esse picolé. Posso tirar um pedacinho?"

É claro que concordei. Afinal, ela estava pagando mesmo. Vocês já viram algum documentário do Discovery Channel sobre tubarões brancos? Viram as mordidas que dão nas iscas? Pois é. Rosão não fica nada a dever em ferocidade e gulodice a um desses terrores do mar.

Ela veio fazendo um biquinho humilde. Numa velocidade alucinante abriu o bocão e NHAC!!! Com uma dentada levou metade do picolé. Depois reclama que está gorda ... e eu fiquei com vontade de comer mais.

Pô Rosão ... metade do picolé???

Aí vocês me perguntam: "Mas, era sobre isso que você queria falar?". Era. Mas, também serviu de introdutório para a receita que trago para as leitoras e leitores do Café & Conversa. Em vez de comprar sorvete cheio de gorduras estranhas no supermercado, faça o seu em casa. Saudável, simples e gostoso. E se uma amiga chegar com essa conversa de dieta e de "me dá um pedacinho", você pode servir um balde para ela e tomar o seu sorvete sossegado.

Sorvete de Chocolate

Ingredientes

- 125g de chocolate meio amargo (60% chocolate, no mínimo)
- 1/4 xícara de água fervente
- 1/3 xícara de chocolate em pó, sem açúcar
- 1/2 xícara açúcar
- 2 xícaras de leite
- 2 xícaras de creme de leite
- 1 pitada de sal
- 1/4 colher de chá de café instantâneo (opcional)
- 3 gemas de ovo mexidas
- 1 colher de chá de extrato de baunilha

Preparo

Derreta o chocolate em banho-maria. Quando estiver derretido, transfira para uma panela de molho em fogo MÉDIO-BAIXO e adicione a água fervente, o chocolate em pó e metade do açúcar. Mexa vigorosamente até que não sobre nenhum caroço. Retire do fogo.

Adicione o leite, 1 xícara de creme de leite, o açúcar restante (o café instantâneo, se quiser) e o sal. Mexa vigorosamente até que todos os ingredientes estejam inteiramente incorporados à mistura.

Quando essa base de chocolate estiver macia, volte para o fogo MÉDIO-ALTO. Mexa de vez em quando e aguarde até que a mistura inicie a fervura (soltando vapor).

Bata levemente as gemas de ovo e vá acrescentando aos poucos a base de chocolate. Bata vigorosamente para evitar que o chocolate quente cozinhe as gemas. Quando tiver incorporado cerca de metade da base de chocolate, despeje tudo de volta na panela da base e misture bem.

Volte a panela para o fogo MÉDIO e deixe até que a base atinja a temperatura de 76º Celsius. Nesse ponto a base estará mais fina e iniciando a fervura novamente (soltando vapor). Adicione o restante do creme de leite frio, para evitar que continue cozinhando.

Sobre uma tigela, passe essa base por uma peneira fina de metal para retirar qualquer caroço. Coloque a tigela sobre água com gelo para acelerar o resfriamento. Adicione o extrato de baunilha e mexa bem.

Leve ao congelador e deixe por uma noite inteira. No dia seguinte, retire e mexa bem o sorvete, de preferência numa máquina caseira de fazer sorvete. Se preferir o sorvete mais cremoso e suave, pode servir imediatamente. Caso contrário, retorne ao congelador por mais duas horas.

Ao retirar, se estiver muito duro, deixe descansar por alguns minutos antes de servir.

Saudável, simples e gostoso!!! Exatamente como o Café & Conversa

Nenhum comentário: