sábado, 30 de julho de 2011

Café, Gente e Papos Bacanas 4 - TNT, uma festança barista

Ricardo Icassatti Hermano

Na semana passada, fui convidado para um evento conhecido em todo o mundo pela sigla TNT, que quer dizer Thursday Night Throwdown. Trata-se de uma competição amigável entre baristas para testar suas habilidades em Latte Art, que é aquele desenho feito na superfície dos cappuccinos. Você pode conferir do que se trata nas fotos abaixo.





Tomei banho, passei perfume, penteei a cabeleira (apesar de não ser jogador da seleção), vesti uma roupa mais caprichada e me despenquei para o restaurante ZUU, onde seria realizado o evento. Aí você vai me perguntar: "Mas, pra que tanto capricho?". Por dois motivos muito simples.

Galera animada pela cafeína

Primeiro, o evento foi organizado pela Bebel Hamu, junto com os baristas Daniel Viana, Paulinho Lima e com uma força do mestre de torra e barista Márcio Dias, representando o patrocinador oficial do evento: Quitinete Café, que forneceu o leite e o café. Também foi disponibilizada uma máquina profissional de espresso La Spaziale de dois grupos.

A Bebel Hamu tem tanta luz própria 
que até atrapalha na hora de fotografar

O segundo motivo é que lá estaria também a Gabi Sturba, uma das proprietárias da Grenat Cafés Especiais, a sala de reunião do blog. Precisa dizer mais? Além disso, o evento é uma festa, uma balada da melhor qualidade cheia de gatas fãs do Café & Conversa, como agradavelmente descobri.

Café, Rock'n Roll, Bebel e Gabi. Achei que tinha
morrido e ido para o Paraíso : )

Mas, voltando ao TNT, a competição é bem limitada. Os baristas só podem utilizar o espresso e o leite vaporizado, porque o que conta é a habilidade de fazer belos desenhos nas xícaras de cappuccino. Eu fiz o curso de barista há muitos anos, mas não foi para seguir a profissão e fazer carreira. Sou jornalista e meu negócio é escrever. 

Tem mulher barista competindo também

Mesmo assim, sou amigo dos baristas e, junto com o Romoaldo, o Café & Conversa trabalha incansavelmente no Congresso Nacional pela regulamentação da profissão. Assim, os baristas insistiram e me pilharam até que acabei cedendo e me inscrevi para a competição, apenas pela farra e para ajudar a engordar o caixa. O vencedor do TNT leva o que total arrecadado pelas inscrições. 

Daniel com a xícara e Paulinho de camiseta preta,
baristas e organizadores de primeira

Esta foi apenas a terceira edição do TNT em Brasília. Muitos ainda virão. A competição foi criada em 2008 pelo barista Ben Helfen, da Octane Coffee, em Atlanta (EUA). Desde então, tornou-se uma febre no meio barista de todo o mundo. A Suplicy Cafés Especiais trouxe o evento para o Brasil e já se espalhou por várias capitais. O TNT é realizado toda última quinta-feira do mês.

Um momento de criação e habilidade

A característica mais marcante do TNT é o clima de amizade e camaradagem entre todos. Esse clima de confraternização e troca de informações contribui - e muito - para o fortalecimento da comunidade do café. Apesar de ser quase uma brincadeira, todos os baristas levam a sério as suas performances e treinam bastante antes do evento. O resto é festa, balada, gandaia : )

O bom é a gandaia. Momento da entrega da grana ao Márcio

Após a minha previsível eliminição, me colocaram como jurado. Enquanto os baristas preparam suas Latte Arts, os jurados não podem ver. Quando ficam prontas, as duas xícaras são colocadas lado a lado e os juízes apenas apontam para aquela que considerarem mais bonita.

E como deveria ser sempre, venceu o amor ...
a Latte Art do Márcio é a de cima

O vencedor da noite foi o barista e mestre de torra Márcio Dias, da Quitinete Café. Parabéns a todos os organizadores, patrocinadores e apoiadores. O TNT foi maravilhoso, um verdadeiro sucesso e mostrou que veio para ficar.

O barista Márcio Dias, o grande vencedor da noite

Lá também conheci várias fãs do Café & Conversa, que me reconheceram no ato. O que, devo confessar, me surpreendeu : )

- Você é o Ricardo do Café & Conversa?

- Sim, sou eu (sorriso largo).

- Tira uma foto comigo?

- Claro (sorriso mais largo)!

Estou sempre disponível para fãs e colegas como a
Thays Martins, do blog Cheirinho de Café

Ao final da festa, Bebel ficou absolutamente chocada com a minha sofrível performance (só consegui fazer uma bola torta) e gentilmente ofereceu ajuda no treinamento para que eu faça bonito no próximo TNT. Me aguardem ...
.

2 comentários:

Thays disse...

ÊEEeeeee, gostei do destaque da nossa foto!
Sou fã mesmo! Ponto!
Cabe lugar para mais um na aula com a Bebel?

Grande abraço,
Thays

paulinholima disse...

Bom demais, maravilhoso!

O próximo será no Genaro Jazz Café e esperamos todos e todas vocês! Rsrs

Paulinho Lima e Barista A4