domingo, 24 de junho de 2012

Café, Gente e Papos Bacanas - Aaaaah, o Amor ...

Ricardo Icassatti Hermano

Dizem que a nossa criatividade precisa de pressão para ser ativada. Ouvi essa quando trabalhei numa agência de publicidade, lá nos idos da faculdade de comunicação. Assim, prazos e orçamentos apertados seriam o Nirvana dos publicitários. Depois disso, surgiu uma outra linha de pensamento que defende o ócio criativo e vai na direção oposta. Fazer nada seria tão criativo quanto um deadline. Vai explicar isso para o cliente ...

Mas, o que aconteceria se houvesse o equilíbrio, um pouco de pressão e um pouco de ócio? Foi o que aconteceu com a jovem jornalista multimídia Nayara Young, pressionada pela chegada do Dia dos Namorados e sem noção do que dar de presente ao seu amado. Ela nos contou que lutava com várias ideias e possibilidades até que se lembrou de um antigo projeto conjunto, um trabalho com fotos, e correu para o computador. O resultado vocês podem ver logo abaixo da explicação dela. 


Essas imagens foram tiradas há uns 3 anos, pelo menos! Lembro que pensamos juntos em um roteiro e tínhamos a proposta de juntar tudo e produzir um "curta" em stop-motion. Mas acabou que esquecemos a ideia!

Quando encontrei e fui passando as fotos, parei tudo e comecei do zero outro presente: o gibi.

Já conhecia um programa de edição, o "Comic Life", e comecei a encaixar as cenas. Só que com um roteiro diferente! O objetivo era brincar de "e se tivesse sido assim", colocando diálogos e piadinhas internas no lugar do que a gente tinha planejado inicialmente.

No dia 12 entreguei um gibi impresso. Este tinha até capa com direito a ano, edição e até código de barras. No número do código eu coloquei a data do início do namoro e a data de entrega do gibi (imagem).
























Gostaram? A redação inteira do Café & Conversa também! Para nós, a grande força motora da criação não é a dificuldade ou o ócio, mas o Amor. Você tem uma boa história? É real? Venha nos relatar e tome uns espressos por nossa conta. Se a sua história for realmente boa, será publicada aqui no blog e você poderá até ganhar uma caneca personalizada, dependendo da disponibilidade.

Fique de olho no nosso perfil no Twitter: @CafeConversa. Quando tivermos escolhido hora e local para a nossa famosa Reunião de Pauta, avisaremos na TL. E aproveitando o embalo, nossa querida amiga e fotógrafa de mão cheia Zuleika de Souza - @zuleikas -, do jornal Correio Braziliense, participou da reunião em que Nayara nos contou sua história e nos surpreendeu com um belo ensaio. 



Você pode conferir este ensaio fotográfico na íntegra na edição digital do Correio Braziliense deste domingo : ) Basta clicar aí em cima do nome do jornal. Muito obrigado Zuzuca!!!

Nenhum comentário: