quarta-feira, 27 de junho de 2012

Uma pausa para o cafezinho

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

O seu coffee break pode consistir numa saída rápida até a lanchonete mais próxima para tomar um suco e comer alguma coisa. Pode também ser apenas engolir um líquido escuro e malcheiroso mantido numa garrafa térmica na copa da firma. Ou ainda podemos aprender com os suecos, que fizeram dessa parada para o café uma instituição nacional.

Na Suécia, desde mais ou menos 1700, foi criado o costume de fazer uma parada para o café às 10h da manhã e outra às 3h da tarde. Até aí, nada demais, também temos até mais paradas para um cafezinho durante o dia. Os suecos chamam esse hábito de “Fika” e tem suas regras. A primeira delas é que o coffee break deve ser feito fora do ambiente de trabalho. Assim, todos se dirigem a uma cafeteria ou lanchonete.

Agora, se hoje, você não pode ir a Suécia, fazer o fika, reuna os amigos e vá a uma cafeteria mais próxima e tome um espresso. Indo à Chapada dos Veadeiros, dê uma chegadinha na "Confraria do Café", certamente você vai receber um atendimento de primeira. Alto Paraíso está perto de Brasília.

Outra regra é que se deve levar junto um amigo para conversar. Não é possível fazer a “Fika” sozinho. Afinal, o que é tomar um café sem conversa? Também tem comida, geralmente doce, para acompanhar o café. O objetivo desse costume é justamente a socialização. Por isso, ninguém se preocupa por ter de sair do ambiente de trabalho por alguns minutos.

 

Aliás, um estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT), feito em 2009, demonstrou que os trabalhadores que socializavam com os colegas durante o dia apresentaram um aumento de 10% a 15% na produtividade comparados aos que não socializavam. Outra pesquisa tambérm revelou que comer sentado em frente ao um computador é um perigo, porque se come muito mais. Bem que poderíamos adotar a "Fika" por aqui também.

Nenhum comentário: