Essa receita ganhou o concurso de culinária do jornal australiano Melbourne Argus. Trata-se de um pudim de frutas e a vencedora, Mrs. Cecile Besnard, levou o fantástico prêmio de £ 1 (uma libra esterlina). E não foi cash. O prêmio foi pago em títulos de guerra e mais £ 5 em selos vale-compras.
Esqueci de dizer que o concurso aconteceu em plena II Guerra Mundial, no dia 21 de novembro de 1944. O que chama a atenção é que a época era de carência, de racionamento. Afinal, havia um esforço de guerra contra o Nazismo e o Fascismo, duas excrescências que teimam em retornar à vida como vampiros e zumbis de filme B. Inclusive aqui no Brasil.
Mas, como dizia eu, era uma época de racionamento e o que chama a atenção na receita é a parcimônia nos ingredientes. O pudim utiliza apenas um ovo. Assim mesmo, a criatividade de uma cozinheira conseguiu produzir algo gostoso. E com café! De acordo com o colunista de culinária do jornal, "a receita do Creole Coffee Pudding é suculenta o bastante para a mais importante ceia de Natal".
Creole Coffee Pudding
INGREDIENTES
PUDIM
- 85g de açúcar mascavo
- 114g de Mapple Syrup, Karo ou outro xarope de sua preferência
- 114g de uvas-passa
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 ovo
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio dissolvido em um pouco de água morna
- 1/2 xícara de amêndoas picadas
- 2 colheres de sopa de café bem forte (a bebida pronta)
- Ingrediente opcional: 1 colher de sopa de uísque ou rum
CALDA
- 1 xícara de leite
- 1 colher de sobremesa de manteiga
- 1 colher de sopa de Maple Syrup
- 1 colher de sopa de café (a bebida pronta)
PREPARO
Junte a manteiga, o Maple Syrup e o café e leve ao fogo baixo. Mexa até que a mistura esteja derretida e homogênea. Adicione o ovo, a farinha de trigo peneirada e misture. Em seguida, adicione as uvas-passa, as amêndoas, a bebida opcional e, por último, o bicarbonato de sódio. Misture bem e deixe "vaporizar" em fogo baixíssimo por cerca de 2 1/2 horas.
Sirva o "pudim" com a calda.
Aqueça em fogo baixo todos os ingredientes numa panela de molho. Engrosse a mistura com uma colher de sopa de maizena dissolvida com um pouco de leite frio. Aumente o fogo e ferva a mistura. Derrame a calda sobre o "pudim" ou sirva à parte.
Não sei como fica, mas quem quiser tentar e nos enviar fotos e relato da aventura ...
Ricardo Icassatti Hermano
Nenhum comentário:
Postar um comentário