terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Mesa de Café


O mundo do café não se resume à bebida apenas. Há todo um universo girando em torno daquela pequena xícara, que vai desde a reação orgânica à cafeína até às cafeterias que fazem a nossa alegria mundo afora. Esse caminho passa por muitas outras coisas, como as mesas de café.

Aqui no Brasil, não sei bem porque, elas são chamadas mesas de centro. Deve ser porque geralmente ficam no centro da sala de estar. Mas, é na sala de estar que a etiqueta manda servir o café - ou licores - após as refeições. Daí veio o nome mesa de café.

As mesas de café são baixas porque as pessoas tomam o café sentadas nos sofás e poltronas e não em cadeiras. Assim, as mesas ficam ao alcance das mãos dos comensais. A conversa então fluía animada e turbinada pela cafeína e pelo conforto da sala de estar.

Com o tempo, essas mesas foram recebendo adornos e novas utilidades. Quando as pessoas ainda cultivavam o péssimo hábito de fumar, as mesas serviam de apoio aos cinzeiros. Hoje, servem como apoio a livros decorativos, revistas, bibelôs, porta-retratos e plantas. Mas, ainda servem ao doce costume de tomar café. Deveriam retomar o nome: mesa de café.

Tudo isso e muito mais faz parte do universo do café. Na Europa e nos Estados Unidos essas mesas ainda levam o nome original e são uma febre decorativa. Existem modelos para todos os gostos e extravagâncias. O blog Café & Conversa traz fotos de 12 modelos bem bacanas para agradar grego, troianos, baianos e goianos.





Essa é para fãs da Fórmula 1
















Uma mesa para a criança interior
















Boa para escamotear o jornal
















Os fãs de Ficção Científica vão adorar














Modelo Sulita Foguetão, cheia de livros














Mesa tipo Tok & Stok

















Mesa escultura















Essa tem LEDs que se acendem e formam desenhos












Mesa para o frio, com lareira incorporada













Mesa com design modernoso














Concretismo puro












Mesa Flor










Ricardo Icassatti Hermano

Nenhum comentário: