O mundo do café não se resume à bebida apenas. Há todo um universo girando em torno daquela pequena xícara, que vai desde a reação orgânica à cafeína até às cafeterias que fazem a nossa alegria mundo afora. Esse caminho passa por muitas outras coisas, como as mesas de café.
Aqui no Brasil, não sei bem porque, elas são chamadas mesas de centro. Deve ser porque geralmente ficam no centro da sala de estar. Mas, é na sala de estar que a etiqueta manda servir o café - ou licores - após as refeições. Daí veio o nome mesa de café.
As mesas de café são baixas porque as pessoas tomam o café sentadas nos sofás e poltronas e não em cadeiras. Assim, as mesas ficam ao alcance das mãos dos comensais. A conversa então fluía animada e turbinada pela cafeína e pelo conforto da sala de estar.
Com o tempo, essas mesas foram recebendo adornos e novas utilidades. Quando as pessoas ainda cultivavam o péssimo hábito de fumar, as mesas serviam de apoio aos cinzeiros. Hoje, servem como apoio a livros decorativos, revistas, bibelôs, porta-retratos e plantas. Mas, ainda servem ao doce costume de tomar café. Deveriam retomar o nome: mesa de café.
Tudo isso e muito mais faz parte do universo do café. Na Europa e nos Estados Unidos essas mesas ainda levam o nome original e são uma febre decorativa. Existem modelos para todos os gostos e extravagâncias. O blog Café & Conversa traz fotos de 12 modelos bem bacanas para agradar grego, troianos, baianos e goianos.
Essa é para fãs da Fórmula 1
Uma mesa para a criança interior
Boa para escamotear o jornal
Os fãs de Ficção Científica vão adorar
Modelo Sulita Foguetão, cheia de livros
Mesa tipo Tok & Stok
Mesa escultura
Essa tem LEDs que se acendem e formam desenhos
Mesa para o frio, com lareira incorporada
Mesa com design modernoso
Concretismo puro
Mesa Flor
Ricardo Icassatti Hermano
Nenhum comentário:
Postar um comentário