domingo, 27 de dezembro de 2009

A Música do Dia - James Horner - Mens Ment


Para quem passou quarto anos finalizando “Avatar”, bem que James Cameron poderia ter sido mais exigente na trilha sonora do filme que está batendo todos os recordes de bilheteria. E é um bom filme. Sem dúvidas.


Confesso que vi Avatar, nesse feriado, perto de pessoas comendo pipoca, fazendo barulho de cavalos quando comem milho, e barulho de cavalo comendo milho, me incomoda se eu estiver ouvindo trilhas sonoras, a não ser que eu esteja no meio do mato.


Quando as luzes do cinema se apagam e o projetor começa a rodar Avatar, você tem a impressão de já ter ouvido aquelas músicas. Ou parte delas.


James Cameron convidou o já conhecido e parceiro dele, em outros empreendimentos dessa magnitude, James Horner para compor a trilha de Avatar.



Os dois trabalharam juntos em Titanic, quando Horner ganhou o Oscar de melhor trilha sonora com a adocicada Celine Diòn, e o tema “My Heart Will Go On”.

Em Avatar, Horner repete temas já mostrados em Krull e Aliens. Se você ainda não viu o novo filme de James Cameron ou se está disposto a vê-lo, novamente, fique até o final. Preste ação que a emergente “Leona Lewis” interpreta “I See You” com a mesma ênfase de Celine Diòn, no tema amoroso de Titanic.


Durante o filme, Horner vai fazendo uma miscelânea que torna a trilha sonora de Avatar, uma colcha de retalhos sem personalidade. Daquelas que gravitam entre as trilhas de John Williams, e a música da canadense Loreena McKennitt.


Williams é um compositor americano, amigo de cineastas como Steven Spielberg e George Lucas. Com o Spielberg, John Williams foi parceiro e compôs as trilhas de Jurassic Park, ET e Lista de Schindler. Com George Lucas a parceria foi ainda mais promissora. Star Wars e Indiana Jones. 45 indicações e cinco vezes premiado com o Oscar.


Loreena McKennitt é cantora de new age, no Canadá, e o tema do filme, quando a princesa Neytiri está convidando o clã Omaticaya para a guerra, na hora em que os tambores estão rufando, se parece com as músicas de McKennitt.


Denifitivamente, a boa trilha sonora é aquela que você sai do cinema louco por encontrar uma livraria para comprar o CD e voltar para casa ouvindo as músicas. No caso de Avatar, a trilha não pegou, mas em todo caso, eu selecionei esse trabalho de James Horner, enquanto preparava um blend.


No café da manhã deste domingo, tem 60% de Orfeu e 40% do Piatã. O acompanhamento é água com gás, prata; uma laranja partida em cruz, porque estou sem espremedor de laranja; rabanadas do Natal. Rabanadas sempre trazem boas recordações e uma baguette com gergelim e pouca manteiga. Bom dia! Siga o blog. Nosso endereço no twitter é: http://twitter.com/CafeConversa


Romoaldo de Souza


Mens Ment

James Horner




Nenhum comentário: