sábado, 4 de fevereiro de 2012

Cafeterias de Londres

Heleny Campoy
Colaboradora em Londres

Assistindo tevê, uma propaganda me chamou a atenção. Nela as pessoas eram convidadas a iniciar seu dia com um bom e saudável copo de suco de laranja. Sorri. Não tem jeito, manhã tem cheiro de café e nada melhor para despertar e nos convidar a um dinâmico, feliz e proveitoso dia do que uma xícara de café.

Sei que existe quem não aprecia a infusão. Eu mesma não sou fã ardorosa de café. Mas temos que convir, sempre que pensamos na primeira refeição do dia, é o café que nos vem à cabeça. Não é para menos que chamamos essa refeição de café da manhã.

De manhã cedo, isso é uma alegria

Bem, tudo isso para dizer que, vivendo em Londres, percebi que existe em cada esquina praticamente, um local que vende café. São grandes redes como a internacional Starbucks, já conhecida dos brasileiros. Outras como a cadeia de restaurantes Café Rouge, que oferece bebida de qualidade, mesmo que sua maior ênfase seja a comida. 

O  Caffè Nero que, como o nome sugere, oferece café italiano com grande preocupação na qualidade. Eles torram e preparam seus próprios blends. Tanto o Café Rouge quanto o Nero, oferecem comida de qualidade para acompanhar sua xícara de café, além de outras bebidas quentes como chás e chocolates. São encontrados em qualquer região de Londres, junto com a Starbucks.

Caffé Nero

No entanto, de uns tempos para cá, o cenário do café está mudando na capital britânica. Cresceu o interesse pela procedência, qualidade e características de uma boa xícara de café, o que tem levado ao surgimento de novos lugares especializados em servir o que há de melhor em grãos e combinações, na temperatura, dose e sabor que têm feito puristas e especialistas sorrirem.

As preocupações vão desde a escolha do grão até o maquinário onde o café é preparado, passando é claro pelo profissional responsável por produzir espressos de qualidade, além de cappuccinos cremosos. Para os leitores terem uma idéia, dois baristas que venceram o campeonato mundial de 2007 e 2009 são britânicos e trabalham em Londres. Assim, dá para ter ótima experiência com café por aqui.

Ingleses ligados no café

Saí numa quinta-feira fria, a temperatura era de dois graus, mas com sensação de menos cinco devido ao vento, em direção a Convent Garden, um dos bairros mais charmosos de Londres, especialmente à noite e fins de semana, quando músicos de todos os estilos tomam cada esquina da região. Queira comer, fazer compras, ir a um pub e circular. Certamente este seria o local que uma boa coffee shop escolheria para se instalar. O dia frio convidava a uma amigável xícara de café.

A primeira visita foi ao Monmouth Coffee Company. O local estava bem agitado, gente saía com copos de café seguindo para o trabalho, outros entravam apressados. Logo que entrei fiquei surpresa, o local não era grande, mas muito agradável. Café é o centro ali, o rei, o ator principal. Qual seja o chavão que quisermos usar, no Monmouth  o café é o mais importante.

Interior do Monmouth Coffee Company

Eles não servem nada que não seja café. Filter Coffee, Café au Lait, Filter Short, Latte, Cappuccino e, claro, Espresso. Provei o cappuccino, cremoso e com excelente equilíbrio de sabores. Um amigo que me acompanhava e que ama café, provou o espresso e foi só elogios: encorpado, sem pegar na língua foi como ele o definiu. 

O ambiente é gostoso, os clientes dividem mesas de madeiras com outras pessoas, o que proporciona excelente oportunidade para travar novas amizades. Na mesa, água em uma jarra e açúcar mascavo para adoçar, caso precise dele. Pessoal agradável, eficiente. Amei o o local.

Espresso, água e açúcar mascavo

A próxima parada foi o Tapped & Packed. Primeiro foi difícil de encontrá-lo, já que não existe nenhuma placa com seu nome na fachada. Segundo, eles servem de tudo por lá, até peixe. A recepção não foi das mais simpáticas e o espresso deixou a desejar. O lugar está mais para um lanche/almoço rápido ou para quem como eu aprecia um bom chocolate quente. O do Tapped & Packed é delicioso, você pode sentir claramente o sabor do cacau e não do açúcar ou da gordura. 

Tapped & Packed, difícil de achar

Segui dali para o Kaffeine. Numa travessa da Oxford Street bem charmosa. Com o sol iluminando as fachadas dos inúmeros restaurantes italianos da região, encontrei o Kaffeine e logo me apaixonei. O lugar é bonito, agradável, estava cheio de gente, com suas xícaras de café e sanduíches. Provei o cappuccino, que estava delicioso. Note que aqui trabalha um daqueles baristas premiados, o campeão mundial de 2007. Só por isso vale a pena dar uma passada por lá.

Barista James Hoffman, campeão mundial no Kaffeine

Milkbar, é simpático, agradável e oferece um pouco de tudo, além de um bom espresso e um delicioso cappuccino. O ambiente é agradável, convida a um papo e muitas xícaras e café.

Balcão da Milkbar

Finalmente, cheguei ao Notes, Music and Coffee. Misto de restaurante, coffe shop e lugar para se ouvir música. Tem até uma loja no subsolo que vende CDs e DVDs. À primeira vista, parece que não vai cumprir bem seu papel de cafeteria, mas é apenas uma impressão passageira. Não é para menos que é considerada a segunda melhor cafeteria de Londres. O espresso veio na medida, com consistência e temperatura corretas. O pessoal é gentil e o ambiente muito agradável. Fica pertinho da National Gallery, da Trafagal Square e da agitação dos turistas.

Notes, Music and Coffee, a segunda melhor cafeteria de Londres

Todos os lugares que estive valem a visita. São agradáveis, descolados e oferecem um café que vai do bom ao excelente. Além do café, a comida também vale a visita. Lugares com pessoas bonitas e agradáveis e, claro, Londres é Londres. Charme, transformações e tradição andam aqui de mãos dadas.

Endereços das coffee shops

Notes, Music & Coffee
31 St Martin’s Lane, WC2

36 Wellington Street, WC2

Monmouth Covent Garden – 26 Monmouth Street, WC2

Monmouth Borough Market – 2 Park Street, SE1

Monmouth Maltby Street – 34-36 Maltby Street, SE1

Milk Bar – 3 Bateman Street, W1
Flat White – 17 Berwick Street, W1

Tapped & Packed
26 Rathbone Place, W1
114 
Tottenham Court Rd, W1 

Kaffeine
66 Great Titchfield Street, W1

Outras coffe shops listadas entre as 10 melhores:

Prufrock Coffee Shop – 23 Leather Lane, EC1

Prufrock at Present – 140 Shoreditch High Street, E1

Nude Espresso Spitalfields - 26 Hanbury Street, E1

Nude Espresso Soho - 19 Soho Square, W1

St. Ali
27 Clerkenwell Road, EC1

Dose Espresso
70 Long Lane, EC1

The Espresso Room 
31-35 Great Ormond Street, WC1

2 comentários:

Rafaella Nolasco disse...

Impossível não sentir vontade de saborear um bom café depois de ler esse texto. O chocolate quente com o sabor do cacau, então... nem se fala.Delícia de texto... literalmente.

Gustavo M. Marques disse...

Bom dia Rafaella, poderia informar algumas cafeterias historicas, tradicionais, em londres. grato. Gustavo.