domingo, 11 de outubro de 2009

Café com atitude


A arte de tomar café exige atitudes de degustador criterioso. Preste bastante atenção quando pedir um espresso. A xícara e o café devem ser servidos quentes. Mas atenção para que o líquido não sapeque a língua nem a xícara queime as mãos.

Se você preferir um espresso curto, a porção ideal é entre 20 e 35 ml, incluindo a crema. Você não precisa carregar um medidor. Uma xícara cheia tem 50 ml. Faça o cálculo visual.

A crema é tão importante no café, como o próprio líquido. Verifica se tem uma cor tigrada. Suavemente, mexa com uma colher, para sentir a consistência. Um espresso servido com a crema “aberta”, rala, muito clara, é sinal de que a extração não foi feita de forma correta.

Por fim, prepare-se. Feche os olhos, suavemente aproxime a xícara e sinta o aroma do café. Deixe o cheiro dominar o ambiente. Dê um tempo de três segundos. Beba normalmente. Espere que seu paladar sinta todo o sabor do café.

Uma dica essencial é degustar, antes, uma dose de água mineral com gás. Ajuda a preparar o paladar para essa deliciosa aventura que é tomar um espresso.

Nenhum comentário: