Todo gênio tem um tanto de loucura embutida. Faz parte do pacote. Somente essa loucura é capaz de fornecer o grau de obssessão, perfeccionismo e foco que um gênio precisa para levar adiante e terminar uma obra.
Este é o caso de um dos ícones da contra cultura dos anos 1970, o desenhista e roteirista de histórias em quadrinhos Robert Crumb. Acabo de receber o seu mais recente trabalho, O Livro do Genesis. É aquele primeiro livro da Bíblia mesmo, com todos os 50 capítulos!
Auto retrato
Crumb havia pensado em fazer algo apenas com a história de Adão e Eva, mas ficou fascinado com a linguagem da Bíblia: "a text so great and so strange that it lends itself readly to graphic depictions". Assim, decidiu ilustrar todo o Livro do Genesis, mantendo o texto original.
Capa do livro
Quem conhece o trabalho de R. Crumb, dono de um traço único, sabe que não foi uma tarefa qualquer. O quadrinista dedicou cinco anos a esse livro e nos presenteou com uma obra de arte. Ainda não consegui fechar a boca e tirar meu queixo do chão. Seguem algumas das ilustrações.
Em seu site (http://www.crumbproducts.com/) Crumb avisa que a obra está sendo traduzida para várias línguas, inclusive o português, e deve ser editada em breve no Brasil.
Quem, como eu, não conseguir esperar até lá, pode comprar na Amazon:
Custa apenas US$ 13.72. Caro é o frete. Imagine o preço aqui no Brasil ...
Ricardo Icassatti Hermano
Um comentário:
Olá Ricardo (e prof. Romoaldo!) Sou assinante da Piauí e, em sua última edição, é possível ver uma versão resumida do Genesis de Crumb. Genial mesmo! Então, para quem não puder encomendar o original pela Amazon, fica a dica.
E parabéns pelo blog! :)
Postar um comentário