terça-feira, 13 de outubro de 2009

Dicas para o Consumidor

Ricardo Icassatti Hermano

Tenho recebido muitas indagações sobre o que deve ser observado pelo consumidor leigo numa cafeteria, para saber se está tomando um bom café. Acredito que o principal é nunca ter medo de experimentar e quando o café não estiver satisfatório, devolva e peça outro. Afinal, o objetivo é encontrar o café ideal para você. Seguem 10 dicas.

1 – Pergunte se o estabelecimento tem um barista.

2 – Veja se o recipiente do moedor de café está absolutamente limpo e transparente. Como o café é oleoso, esse recipiente precisa ser limpo todos os dias e a cada troca de grãos. Esse é um cuidado básico. Se o recipiente estiver com aparência “oleosa” e embaçada, procure outra cafeteria.

3 – Pergunte qual é a marca do café servido ali e a região onde foi plantado. Se você está procurando por uma experiência olfato-gustativa, a marca do café deve ser considerada Especial e esse tipo de café tem certificado de origem. Os bons produtores estão localizados em São Paulo e Minas Gerais, com destaque para os mineiros. Se a intenção for apenas beber um bom café, a marca também não pode ser menos que “Especial”. Além disso, é um dever do barista informar corretamente o cliente sobre o produto que está consumindo.

4 – Quando o seu espresso for servido, sinta a temperatura da xícara. Ela nunca deve estar quente demais ou morna para fria. A temperatura ideal é aquela que permite tomar o café com apenas um gole.

5 – A xícara deve ser acompanhada de um pequeno copo de água com gás. Essa água serve para limpar o paladar antes de beber o café.

6 – Observe a crema (aquela espuma bege que cobre o café). Ela deve ser consistente e durável. Espere cerca de um minuto para ver se a crema persiste. Esse tempo também pode servir para que a temperatura do café alcance o ponto ideal.

7 – Sinta o aroma aspirando devagar e profundamente.

8 – Beba um pequeno gole inicial para que o aroma invada as narinas por dentro da boca.

9 – Deguste o seu café e aguarde pelas sensações. Procure distinguir os diversos sabores e suas nuances, a doçura, o tanino, a persistência e, finalmente, o retro gosto, que será outra sensação diferente.

10 – Essa degustação deve durar cerca de cinco minutos. Quando o café e o barista são bons, a experiência é sensacional.


Nenhum comentário: