terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Grenat está servindo o Café Piatã e Passo-a-Passo da Aeropress


Desde sábado, a Grenat Cafés Especiais (CLS 201 Bloco "A" Loja 5) está servindo e vendendo o Café Piatã, já analisado pelo Café & Conversa. Um café que não tem nada de "gourmet", uma denominação que oficialmente não existe e nada significa. É um café Especial com todas as honras que essa classificação máxima oferece.

Eu já me rendi. O Café Orfeu perdeu o lugar que tinha no meu coração, que agora pertence ao Café Piatã. Não sei se foi a barista, a máquina ou se a cada vez que tomo eu gosto mais. O negócio é que o Piatã é tão bom que chega a ser viciante. Até a falta de untuosidade já está passando despercebida. Vejam na foto abaixo a razão de tantos elogios.

Vejam as listras do tigre

Fomos até lá tomar um café da manhã e também aproveitamos para experimentar e registrar o desempenho da cafeteira Aeropress, que prometeu desbancar a lendária French Press (Prensa Francesa). Sei não. Vamos mostrar o passo-a-passo gentilmente demonstrado pela barista Luciana Sturba da cafeteria Grenat Cafés Especiais.

A cafeteira segue o princípio de uma seringa hipodérmica, com um cilindro ôco onde entra o êmbolo que, pressionado, força a saída do líquido pelo outro lado. Ela vem com duas colheres, uma de medida e outra para mexer a mistura de água e café. Além disso, o kit ainda traz um funil e filtros redondos de papel.

Aeropress completa


Coloque o filtro sobre essa pequena grade


Filtro de papel colocado


Encaixe a peça na base da Aeropress


Retire o êmbolo


Encaixe o funil no corpo da Aeropress


Coloque o pó de café, a gosto


Posicione o funil numa xícara grande ou caneca


Encaixe a base da Aeropress na boca do funil


Coloque água quente até o número indicado de xícaras


Misture


Introduza o êmbolo


Empurre para baixo o êmbolo, com pressão constante


Eis o resultado


Mas, cadê a crema prometida?

Pois é. A Aeropress prometia mais crema que a French Press. Mas, o que vimos foi um café coado sob pressão, que não é ruim. Não me entendam mal. Só acho que promessas devem ser cumpridas ou então não prometa. Aliás, para mim seria uma grande surpresa obter crema com um filtro de papel no meio do processo. Mas, quem gosta de café coado, não deixa de ser uma boa opção.

Ricardo Icassatti Hermano

4 comentários:

Isabela Raposeiras disse...

Ricardo
A Aeropress é, sem dúvida, um café coado sob pressão. Por isso, eventuais sólidos não solúveis que ficam na crema + dióxido de carbono ficam retidos no filtro, o que representa uma das grandes vantagens do método para mim.
Bebida limpa e complexa pela extração sob pressão é a encantadora combinação desta cafeteira que conquistou os principais baristas campeões mundiais (eu também...).
Engraçado você dizer que havia promessa de crema... você leu isto am algum lugar?
Baristas como James Hoffmann, Tim Wendelboe e Kalus Thomsen têm escrito muito sobre o quanto perdemos de tomar apenas espresso e o quanto vários cafés ficam melhores quando preparados em outros métodos.
Bem... amo Aeropress, que conheci na Noruega com Tim Wendelboe. Gosto da combinação de leveza e alta complexidade que ela oferece a qualquer tipo de café.
Abraços e bons cafés, com ou sem crema!

Café & Conversa disse...

Oi Isabela, é uma alegria vê-la por aqui. Aquela "promessa" eu ouvi de uma barista. Você tem toda razão quando diz que alguns cafés ficam melhores quando coados. Eu mesmo prefiro o café coado pela manhã. O espresso deixo para as conversa numa boa cafeteria. Quando eu for a São Paulo, quero conhecer sua escola. Abraços e obrigado pelo esclarecimento. Continue nos iluminando, Mestra : )

Gabriela Sturba disse...

Gostaria de saber quem vocês dizem que fez esta "promessa", pois uma barista, nem de longe falaria que uma café coado teria "crema", muito menos eu. Pode ter sido dito sim, que na cafeteira AeroPress o café é extraído sob pressão, com mais pressão que na French Press, mas nada que resultaria numa crema, é um café filtrado! Acredito que houve uma divergêcia de informações. Gostaria de ouvir um esclarecimento.

Anny disse...

Ronaldo e Ricardo:
O assunto café Piatã esta bombando por aqui.
Vão falar sobre ele num programa que vem depois do Fantástico, na filial da rede Globo daqui de Salvador.
Já dei meu parecer sobre este café no http://anny-linhaozzy.blogspot.com/

Bom dia!
Anny