sábado, 30 de janeiro de 2010

Barras de Chocolate e Doce de Leite


Pelo menos um leitor - careca e barrigudo - do Café & Conversa vai ficar bravo e desorientado com a maldade que faremos a seguir. Seguindo com a nossa guerra ao terror de quem quer emagrecer, apresentamos mais uma receita irresistível. Trata-se de um pecado quase mortal e um caminho certeiro para o coração de qualquer mulher.

Afinal de contas, foi Eva quem começou esse negócio de pecado porque comeu ...

Preparem-se, escondam a balança do banheiro, joguem fora a fita métrica, encham-se de culpa, passem horas no confessionário, fujam do espelho, abram o botão da calça, façam penitência, chicoteiem-se. É a receita das Barras de Chocolate e Doce de Leite ...

Ingredientes

Massa
- 1 tablete de manteiga sem sal e à temperatura ambiente
- 1/3 de xícara de açúcar mascavo light
- 1/2 colher de chá de extrato puro de Baunilha
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 xícara de farinha de trigo

Recheio
- 1 xícara de creme de leite fresco
- 1 xícara de doce de leite (se for uruguaio é melhor)
- 4 gemas de ovos grandes
- 150g de chocolate meio amargo com 60% de cacau, finamente picado em processador

Preparo

Massa
Pré-aqueça o forno a 200º com a prateleira no meio. Unte com manteiga uma forma retangular (22 cm x 23 cm e 3 a 4 cm de altura). Cubra o fundo e as laterais da forma com papel manteiga, deixando uma sobra. Unte o papel também.

Misture a manteiga, o açúcar, a baunilha e o sal numa tigela com um garfo. Adicione a farinha de trigo e misture bem até obter uma massa uniforme. Espalhe igualmente a massa pela forma com uma espátula ou as costas de uma colher e fure toda a extensão com o garfo.

Leve ao forno e asse por 15 a 20 minutos, até ficar dourado. Retire e deixe esfriar completamente ainda na forma (cerca de 30 minutos).

Recheio
Em uma panela pequena, misture o creme de leite e o doce de leite. Mexendo sem parar com uma colher de madeira, leve ao fogo baixo até quase iniciar a fervura e o doce de leite dissolver completamente.

Numa tigela, bata as gemas e, lentamente, vá adicionando e batendo a mistura de creme e doce de leite ainda quente. Devolva tudo à panela e cozinhe em fogo médio, mexendo sem parar até que ao passar a colher no fundo da panela fique o rastro (76.67 C no termômetro culinário). Retire do fogo e adicione o chocolate, misturando até que tenha derretido completamente.

Barras
Despeje a mistura de chocolate sobre a massa assada e distribua igualmente. Reserve, sem cobrir, até esfriar (cerca de 2 horas). Passe uma faca nas laterais da forma para soltar. Transfira para uma tábua de corte. Introduza a lâmina da faca em água quente e corte 24 barras. Leve à geladeira até o momento de servir. As barras podem ser guardadas em recipiente fechado e na geladeira por até um dia.

Tem que ficar parecido com essas aí

A recomendação continua a mesma. Se você não aguentar e correr para a cozinha para fazer as barrinhas do pecado, faça uma oração, peça perdão, bata fotos, passe um café e nos chame para comer junto com você. Nós garantimos a boa conversa. Porque pecado bom mesmo a gente peca junto.

Ricardo Icassatti Hermano

Nenhum comentário: