quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Bolo Marmorizado de Laranja e Chocolate da Helena Gasparetto


O mundo da gastronomia tem uma característica sensacional: a generosidade. Todos os integrantes desse universo são extremamente generosos e, como mães zelosas, não querem ver ninguém com fome e tampouco resistem a um pedido. Afinal, quem está nesse mundo quer e gosta de alimentar a si e aos outros.

Experimente chegar num restaurante e dizer que está passando fome e não tem dinheiro. Vai comer até passar mal. Mas, no final, tem que elogiar a comida. Nada paga a cara de felicidade de alguém que matou a fome e gostou do prato.

Foi assim que fiz minha famosa cara de cachorro pidão vendo televisão de padaria (aquele forno com frangos assando), para implorar à Patissière e agora ex-colunista semanal do site Gourmet, Helena Gasparetto, que disponibilizasse para o Café & Conversa a sua receita recém-inventada do Bolo Marmorizado de Laranja e Chocolate.

Vocês acreditam que a Helena "inventa" coisas assim?

E aproveito para confessar que sou fã incondicional, dependente químico mesmo, de bolos. Com uma caneca cheia de café fresquinho então ... se tiver boa companhia fica melhor ainda. E esse bolo traz uma combinação clássica e campeã, que é chocolate com laranja.

Tá vendo o chocolate? Tá vendo a laranja?
Eu sei, a gente é mau mesmo ...

Agradecendo desde já a generosidade da Helena, aí está o presentão do blog aos nossos queridos leitores. Lambam os beiços!!!

Bolo Marmorizado de Laranja e Chocolate da Helena Gasparetto

Ingredientes

Massa
- 2 laranjas Bahia
- 1 xícara de óleo
- 4 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa-medida nivelada de fermento em pó
- 300g de chocolate meio amargo derretido

Cobertura
- 1 lata de leite condensado
- 200g de chocolate meio amargo picado
- 1 colher de sopa cheia de chocolate em pó
- 1 colher de chá de manteiga
- 1 lata de creme de leite sem o soro

Preparo
Pré-aqueça o forno em 180º.

Raspe as cascas das duas laranjas e reserve. Descasque e corte as laranjas em pedaços. Coloque no liquidificador junto com as raspas, o óleo, os ovos, o açúcar e o sal. Bata bem. Despeje num tigela (ou batedeira) e acrescente a farinha de trigo peneirada com o fermento. Misture bem

Coloque metade dessa mistura numa forma de furo no meio untada e enfarinhada. Na metade restante, adicione o chocolate derretido. Misture com uma espátula e acrescente 2 a 3 colheres de sopa de água fria.

Coloque essa massa escura por cima da massa branca na forma. Com a ponta de uma faquinha ou um palito de churrasco, misture levemente as duas massas para criar o efeito "marmorizado".

Leve ao forno por uns 50 minutos, ou até que um palito enfiado no bolo saia limpo.

Cobertura
Misture o leite condensado, o chocolate picado, o chocolate em pó, a manteiga e leve ao fogo até ferver por 2 minutos. Retire do fogo e acrescente o creme de leite sem soro. Volte ao fogo baixo somente para homogeneizar a mistura. Cubra o bolo com essa mistura depois de desenformá-lo.

Dica para derreter o chocolate usado na massa do bolo: Coloque num refratário o chocolate picado. Leve à potência MÉDIA do microondas por mais ou menos 4 minutos. Retire, mexa e leve ao microondas por mais 1 minuto. Misture e coloque na massa do bolo.

Ricardo Icassatti Hermano

2 comentários:

Lena disse...

Que lindo !! Obrigada pelo post! E você editou a receita maravilhosamante bem !

Abraços!
Lena Gasparetto

Café & Conversa disse...

Nós é que agradecemos a sua generosidade em compartilhar essa maravilha : )