À meia-luz, o mais famoso sax tenor do jazz, Lester Young, segura o cigarro entre os dedos, enquanto vai dedilhando cada um dos acordes.
Barney Kessel, único branco do grupo, “fraseia” com sua guitarra, enquanto Marlowe Morris, no piano, faz uma pequena escala para introduzir a voz de Marie Bryant nessa inesquecível On The Sunny Side Of The Street de Dorothy Fields e Jimmy McHugh, mais tarde também gravada por Billie Holiday, Frank Sinatra e mais recentemente por Diana Krall.
Gjon Mili conduz as filmagens de Jammin’the Blues abusando do close-up. Seja quando Harry Edison inicia seu show particular ao trompete ou quando Red ‘George” Callender parece massagear as cordas do baixo.
O clima noir ganha vitalidade, quando o outro tenor, Illinois Jacquet, “puxa” um bebop e Archie Savage “tira” Marie Bryant para dançar.
Jammin’the Blues ganhou prêmios como o renomado E.U. National Film Registry, da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, e foi indicado como Melhor Curta. Gordon Hollingshead; indicado para o Best Academy One-Reel Short e no mesmo ano, para Oscar de curta metragem.
Participam, ainda dessa filmagem, Joe Jones, na bateria; John Simmons no baixo.
O final Jammin’the Blues é apoteótico, com o sorriso do baterista Sidney Catlett deixando, claro no ar o clima de êxtase daquela memorável jam.
Siga o Café & Conversa no Twitter: www.twitter.com/CafeConversa
Romoaldo de Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário