segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A Música do Dia - Jam Session de "On The Sunny Side Of The Street"


Era início de uma tarde de abril de 1944, quando o premiado fotógrafo Gjon Mili, conhecido por estampar sucessivas capas da revista Life, reúne para uma jam session, dez dos mais destacados músicos da atualidade, para um desses inesquecíveis encontros musicais, sem roteiro, sem partitura, nem qualquer marcação. Tudo no improviso. Deixando que cada nota musical, cada compasso, cada passo, surja naturalmente.

À meia-luz, o mais famoso sax tenor do jazz, Lester Young, segura o cigarro entre os dedos, enquanto vai dedilhando cada um dos acordes.

Barney Kessel, único branco do grupo, “fraseia” com sua guitarra, enquanto Marlowe Morris, no piano, faz uma pequena escala para introduzir a voz de Marie Bryant nessa inesquecível On The Sunny Side Of The Street de Dorothy Fields e Jimmy McHugh, mais tarde também gravada por Billie Holiday, Frank Sinatra e mais recentemente por Diana Krall.

Gjon Mili conduz as filmagens de Jammin’the Blues abusando do close-up. Seja quando Harry Edison inicia seu show particular ao trompete ou quando Red ‘George” Callender parece massagear as cordas do baixo.

O clima noir ganha vitalidade, quando o outro tenor, Illinois Jacquet, “puxa” um bebop e Archie Savage “tira” Marie Bryant para dançar.

Jammin’the Blues ganhou prêmios como o renomado E.U. National Film Registry, da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, e foi indicado como Melhor Curta. Gordon Hollingshead; indicado para o Best Academy One-Reel Short e no mesmo ano, para Oscar de curta metragem.

Participam, ainda dessa filmagem, Joe Jones, na bateria; John Simmons no baixo.

O final Jammin’the Blues é apoteótico, com o sorriso do baterista Sidney Catlett deixando, claro no ar o clima de êxtase daquela memorável jam.

Siga o Café & Conversa no Twitter: www.twitter.com/CafeConversa



Romoaldo de Souza


On The Sunny Side Of The Street

Dorothy Fields / Jimmy McHugh

Grab your coat and get your hat
Leave your worry on the doorstep
Just direct your feet
To the sunny side of the street

Can't you hear a pitter-pat
And that happy tune is your step
Life can be so sweet
On the sunny side of the street

I used to walk in the shade
With those blues on parade
But now I'm not afraid
This rover crossed over
If I'd never have a cent
I'd be rich as Rockefeller
Going to set my feet
On the sunny side of the street

Nenhum comentário: