segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Borra de café no esgoto

Ricardo Icassatti Hermano e Romoaldo de Souza

Graças a um grupo de pesquisadores da Universidade da Cidade de Nova Iorque, o mau cheiro dos esgotos pode estar com os dias  contados. Segundo relato publicado no The Journal of Hazardous, a borra de café pode absorver o gás sulfato de hidrogênio, que é um dos principais responsáveis pelo mau cheiro do esgoto.

Nos Estados Unidos, as estações de tratamento utilizam o carvão ativado ou poroso para extrair o sulfato de hidrogênio do esgoto para combater o fedor. Mas, aqueles pesquisadores descobriram que ao transformar a borra do café em carbono ativado, a cafeína tem a capacidade de absorver enxofre muito bem.

A ideia da pesquisa surgiu quando a autora do relatório, a engenheira química da universidade americana, Teresa J. Bandosz, que também é apreciadora de café, jogou fora uma grande quantidade de borra de café. De acordo com a pesquisadora, a cafeína tem nitrogênio e com isso aumenta a capacidade do carbono de eliminar enxofre do ar. Para realizar o processo de carbonização, a borra de café é misturada com água e zinco. Em seguida, a mistura é levada ao forno para secar. O pó resultante é aplicado diretamente nos esgotos.

A cientista disse que o café fresco funcionaria ainda melhor, pois tem mais cafeína que a borra. Porém, ela explicou que não é economicamente viável esse tipo de uso. O perigo é virar moda entre os pecadores ser enterrado com um pouco de borra de café para evitar o mau cheiro do enxofre no Inferno.


Um abraço, bom café!

Um comentário:

Anônimo disse...

A borra de café NUNCA pode ser jogada no esgoto!!!
Ela não se dissolve na água e acaba criando uma camada fina nas tubulações inicializando os entupimentos.
O que foi divulgado pela mídia é que uma pesquisadora, descobriu que ao invés de usar o carvão ativo no processo de tratamento da água usasse a borra de café, misturado com zinco e deixasse secar, a água que passasse por ali sairia com um cheiro mais agradável.
CUIDADO ao jogarem a borra de café no ralo o problema pode ser muito pior.