sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Romance

Ricardo Icassatti Hermano

Não. Eu não vou falar sobre amores de Carnaval. O título aí em cima é de um texto postado no blog da nossa amiga e correspondente ocasional e perambulante, globetrotter e escritora Heleny Galati. Atualmente, ela está baseada em Londres, mas sempre viaja para a terra dos seus ancestrais, a Turquia, para renovar as energias vitais.

Heleny Galati, mãe, escritora e cidadã do mundo

Empresária muito bem sucedida no ramo de tecnologia, resolveu mudar tudo para se dedicar aos seus dois amores, o filhote e a literatura. Inclusive já tem um livro publicado, AsifPor isso, vendeu a empresa, foi morar em Londres e viajar pelo mundo afora. Sorte nossa, porque assim ganhamos uma correspondente informal que já nos brindou com um passeio pelas melhores cafeterias da capital inglesa. 

Heleny percorreu a fronteira da Turquia e agora quer ir de moto

Heleny tem o seu próprio blog e, às vezes, é generosa o bastante para nos permitir postar aqui no Café & Conversa alguns dos seus belos textos. Amizades funcionam assim mesmo. Nós gostamos dela, ela gosta da gente e todos queremos ser felizes. Além disso, ela garante que o texto foi inspirado por uma brincadeira minha.

Mas, eu já falei demais. Fiquem com esse delicioso devaneio da Heleny.


Romance
Heleny Galati

Todos os dias ele me acorda. Não, na verdade eu que acordo pensando nele. No calor, no sabor e no perfume. Um sorriso sempre segue, mesmo que o mau humor esteja fazendo companhia. Logo vou prová-lo.

Saio da cama contrariada. A vontade é virar de lado e deixar o sono correr. Meu sono é tão desembestado quanto um cavalo. Quando o deixo livre, posso ficar dias nesse estado de não existir. Melhor, existindo em outro lugar. Olho no espelho: horrível, essa é a palavra. Os olhos com jeito de que ainda não despertaram para as cores de hoje. O sorriso entortado pelo mau do humor e as olheiras, eternas companheiras, herança de família, me deixam com cara de ontem.

Abro o chuveiro. Banho sempre melhora o humor. O perfume que exala do sabonete traz a sensação de estar onde quero estar e não aqui. O calor da água no corpo lembra o toque suave das mãos do amante mais perfeito. Agora não é só o sorriso que aflora, mas sutil gargalhada. Fantasio em todo lugar, até aqui.

Deixo aquele prazer todo. Ele espera. Preciso me preparar. No quarto o eterno problema: “o que vestir?” Hoje é dia de reunião, mas terninhos sofisticados, sóbrios, não combinam comigo. Pego uma calça preta, uma camisa branca e as botas. Meu estilo é esse, normalmente jeans ao invés de uma calça de seda, mas a reunião é importante e preciso parecer bem. Olho no espelho. Acho que o arranjo ficou bom, o que ainda não está perfeito é o meu humor.

Vou para a cozinha. Antes mesmo de entrar, sinto o seu perfume. Ele parece me procurar, da mesma forma que a abelha procura a flor. Sei que ele não percebe o efeito que exerce em mim. Na verdade, nem tem consciência da necessidade que tenho dele. Não importa. Toda manhã ele está me esperando, toda manhã eu o sorvo com paixão.

Cozinha clara, branca, imaculadamente organizada. Meu estilo de novo. A mesa preparada nos oferece pão fresco, suco de laranja naquele copo de pé alto que tanto gosto. Queijo, hoje um queijo branco de cabra e um mais amarelado. Iogurte não pode faltar, da mesma forma que os tomates, azeitonas, menemen e frutas. Tudo ali esperando para ser apreciado. Artisticamente arrumados sobre a toalha a louça branca, os talheres de prata e as flores. Hoje são lindas tulipas vermelhas.

E ele? Ali, quietinho, me esperando. Sento ansiosa na cadeira macia. Pego a xícara branca e despejo nela o líquido negro. O aroma me encanta. A cor, minha favorita, enche a alma de alegria. Sorvo o primeiro gole. Finalmente começo a me sentir bem, ele está em mim agora. Meu dia então começa. Amo tanto essa cumplicidade entre ele e eu... Um quase romance entre o café e esta mulher.