sábado, 24 de outubro de 2009

Grenat Cafés Especiais


Ricardo Icassatti Hermano

Como interpreta maravilhosamente a indispensável cantora e compositora de blues e jazz, Etta James, At Last ... encontramos uma cafeteria que entrega o que promete.

Romoaldo e eu fomos hoje pela manhã à cafeteria Grenat Cafés Especiais (www.grenatcafes.com.br), ali na CLS 201, Bloco A, loja 5, fone: 3322-0061, para uma avaliação. A cafeteria abre de segunda a sábado. De segunda a sexta, das 9h às 20h, e no sábado abre às 10h. Estão estudando a possibilidade de abrir mais cedo no sábado com serviço específico de café-da manhã. A escolha inicial era o vizinho Café Cornhill, na CLS 202, mas como só abriria às 13h decidimos pela Grenat. E foi um golpe de sorte.

Grenat Cafés Especiais

A cafeteria ocupa uma loja e tem dois ambientes, um no térreo e outro na sobreloja. Com decoração caprichada, a Grenat tem atendimento simpático, uma ampla vitrine, a benção do ar-condicionado e o jornal local do dia.

Como todo estabelecimento que tem "café" no nome deveria ser, a Grenat Cafés Especiais é totalmente focada na bebida, como nos confidenciou a proprietária e barista Gabriela Sturba. Ali, tomaram o cuidado de sequer vender bebidas alcoólicas isoladamente, que apenas fazem parte de bebidas elaboradas com café.

Gabriela em ação

A cafeteria disponibiliza ao apreciador uma invejável variedade de marcas de cafés gourmet e formas de preparo. Lá - e acredito que seja o único lugar em Brasília - você poderá degustar o delicioso espresso risttretto, muito comum no Sul da Itália. Menor ainda que o espresso curto, o risttretto concentra o sabor e revela a cremosidade e a doçura em apenas 20ml.

Espresso Risttretto

Na Grenat você poderá beber seu café feito na máquina de espresso, coado na forma americana, na forma brasileira, na prensa francesa e na moca. Também vai encontrar cafeteiras manuais e elétricas, acessórios diversos, além do café em grão e/ou moído para exercer seus dons de barista em casa. O foco em café chega ao ponto de vender cosméticos com base em café.

Dentre as cafeteiras à venda temos a tradicional French Press ou, em francês, Cafitiére à Piston, que ganhou até uma semana comemorativa, iniciada ontem (23) e vai até o próximo dia 31.

A Semana da Prensa Francesa faz parte do calendário de eventos comemorativos do Ano da França no Brasil e conta com a participação de 16 cafeterias em todo o país. Durante essa semana, essas cafeterias servirão café preparado na prensa francesa. Em Brasília, a Grenat é a única participante. Uma oportunidade rara para quem quiser experimentar o melhor café coado possível ou aprender como se faz com a barista Gabriela Sturba.

Na Grenat também é possível comprar uma novidade: a cafeteira Aero Press, invenção americana que segue o mesmo princípio de pressão manual da prensa francesa, através de um êmbolo, mas sem deixar resíduos (borra). A diferença está no filtro descartável de papel. Na prensa francesa o filtro é uma peneira finíssima de aço inoxidável. A cafeteira parece uma seringa avantajada e tem capacidade de preparar até quatro xícaras. Estamos agendando um teste.

Aero Press

Os espressos servidos são feitos a partir de duas marcas apenas: Arte e o blend próprio que leva o nome da cafeteria, Grenat. Experimentamos os dois e nos pareceu que o blend próprio ainda requer melhoramentos. Com acidez mediana, boa crema e pouco corpo, não chegou a decepcionar, mas na comparação com o outro perdeu. O café Arte nos agradou mais. Encorpado, cremoso, acidez equilibrada, o café nos surpreendeu pela suavidade e complexidade de sabores e doçura. Até porque experiências anteriores com este mesmo blend, há cerca de um ano, não foram tão felizes.

As demais marcas podem ser apreciadas em outras formas de preparo.

O cardápio de cafés ainda inclui variedades de cappuccino e outras misturas tradicionais com café. No quesito comida é preciso destacar que os pães utilizados pela Grenat são oriundos da famosa padaria La Boulangerie (CLS 106). Você poderá escolher entre pães tradicionais, integrais e croissants que derretem na boca. Não deixe de experimentar o crostino, feito com fatias torradas de pão ciabatta cobertas por tomate, queijo coalho e pesto de manjericão. Também peça uma porção de pastéis de palmito e deixe para começar a dieta na segunda-feira ...

O Café & Conversa aplaude e recomenda a cafeteria Grenat Cafés Especiais.

Comecei este post com Etta James e vou terminar com essa deusa do blues. Com vocês, Etta James cantando At Last ...



2 comentários:

Anônimo disse...

quanta coisa boa, heim, ricka?!
adriana zapparoli

Cartas de Brasília disse...

Que luxo! Deu vontade de conhecer esse lugar mágico. As fotos estão ótimas.