segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A Música do Dia - Dueling Banjos - Eric Weissberg


Nesta segunda-feira, feriado para servidores públicos, a recomendação do Café & Conversa é esta cena do filme Deliverance, que no Brasil recebeu o entranho título de Amargo Pesadelo (1972).


Um grupo de rapazes resolve descer a correnteza do rio Chattooga, no Estado de Geórgia. A idéia dos personagens vividos por Jon Voight, Burt Reynolds, Ned Beatty e Ronny Cox é aproveitar a última oportunidade, porque naquela região será construída uma grande barragem, acabando com a prática da canoagem.

Dueling Banjos (Eric Weissberg) é a cena em que um menino autista duela com seu banjo com um forasteiro que toca violão de seis cordas.

Para esta imagem do duelo já li diferentes versões. Uma diz que o menino que toca o banjo não é ator. Seria um rapaz autista que o diretor do filme, John Boorman teve a “sacada” de encaixá-lo no roteiro de James Dickey bastante violento.

Há quem comente que na verdade, o tocador de banjo é ator e tem um restaurante. Polêmica, à parte, o que interessa é esse imperdível diálogo entre um banjo e um violão.

http://videolog.uol.com.br/video.php?id=400555

Romoaldo de Souza

2 comentários:

Cartas de Brasília disse...

O duelo de banjos do filme é sensacional! Qto a tradução do título do filme, a história que rola na telona é, de fato, uma Amargo Pesadelo: amigos só pensam em pescar e caem numa armadilha de suspense e adrenalina q justifica o nome. A música é um lance à parte no enredo.

Ricardo disse...

Romoaldo, o filme ganhou esse nome no Brasil porque um dos pescadores, justamente o gordinho (sempre sobre para os gordinhos) é estuprado por um caipira que ainda o faz guinchar como um porco durante o ato. Amargo pesadelo ...