sábado, 28 de maio de 2011

Amar é Punk. Paixão é para os fracos ...


Ricardo Icassatti Hermano

Ontem, estava esperando a hora de ir embora do trabalho quando vi no Twitter a mensagem da moça inteligente e bonita, loira brava como ela mesma se descreve, Camila Moraes ou @camilamoraes, uma pessoa que vale a pena ser seguida. Na mensagem ela perguntava, ou provocava: "Prefere Amor ou Paixão?", e dava um link para um vídeo.

Como o amor é um tema que sempre me interessou e continua me interessando cada dia mais, fui lá dar uma olhada. O vídeo é o que estão chamando de "crônica digital", em que o(a) autor(a) lê seu próprio texto e divulga através de um blog ou pelo YouTube. Uma boa ideia quando se tem o talento para escrever e o que dizer.

Essa crônica digital foi feita por uma moça lá de Belo Horizonte, chamada Fernanda Mello (@fernandacmello), que tem muito talento, inteligência e mais ainda o que dizer. O título do vídeo é "Amar é Punk" e mais do que falar sobre as diferenças entre amor e paixão, Fernanda descreve seu próprio amadurecimento nessa área e suas descobertas. O testemunho dela é maravilhoso, arrepiante, esclarecedor, clareador, iluminador, despertador, imprescindível.

Todos temos nossas próprias ideias sobre amor e paixão. Mas, Fernanda conseguiu sintetizar as diferenças entre um e outro de forma magistral, simples, linda, suave e emocionante. Para isso, precisou expor sua alma, sua felicidade, seus erros e acertos, suas observações. É preciso muita coragem, mas sendo escritora, coragem é o que não lhe falta. Até porque amar - e escrever - exige coragem. Paixão, não. E ela ama!

Sou eternamente grato à Camila Moraes pelo sinal : ) Quando viajei pelo Caminho de Santiago de Compostela, aprendi que às vezes somos convocados - sem sabermos - a fazer o papel de anjo da guarda para alguém. Enquanto caminhava os 850 quilômetros do Caminho, várias pessoas desconhecidas fizeram esse papel e me ajudaram quando enfrentei dificuldades. Da mesma forma, eu também fiz esse papel para outras. Ontem, Camila foi o meu anjo.

Na reunião de pauta do Café & Conversa da última sexta-feira, Romoaldo e eu conversávamos sobre o nosso atual momento de vida. Ele concluiu que estamos "telúricos". Mais tarde, naquele mesmo dia, assisti o vídeo. Acho que o Romoaldo tem razão.

As crônicas digitais da escritora, compositora e publicitária Fernanda Mello podem ser encontradas em seu blog Coração na Boca e no YouTube. Assistam com muita atenção o vídeo "Amar é Punk". Vocês não vão se arrepender.


Nenhum comentário: