segunda-feira, 28 de junho de 2010

Chi-Chi-Chi, Le-Le-Le, CHILE!!!


Ricardo Icassatti Hermano

Uma semana de Copa do Mundo. Alô setor de avaliação de estragos! Relatório de danos já! Após esse período, breve porém intenso, de mergulho na vasta cultura do futebol, as vuvuzelas me deixaram quatro neurônios apenas, e um deles está entrando em convulsão.

Aprendemos bastante sobre os países participantes e sua gastronomia; demos dicas sobre como se preparar para receber os amigos e amigas em casa para assistir os jogos; como cuidar dos seus bichinhos de estimação e das suas plantas; alertamos sobre os efeitos colaterais das vuvuzelas e até revelamos como são fabricadas.

Vuvuzeeeeeeelllaaaaaaaa!!!

No decorrer do evento, fomos descobrindo outros pontos que deixamos de abordar, como o vizinho bêbado que se junta a amigos bêbados para fazer um churrasco, soprar vuvuzelas e soltar fogos de artifício para mostrar todo o seu patriotismo e acabam incendiando a casa.

Por isso, tenha sempre à mão os telefones do Corpo de Bombeiros e do serviço de ambulâncias. Ah! E da Polícia também, caso você queira se entregar após esganar o seu vizinho vuvuzelento.

Vou mostrar onde você vai enfiar essa vuvuzela!!!

No caso de ser você o anfitrião, evite aumentar o número de acidentes automobilísticos. Guarde as chaves dos carros dos seus amigos bêbados e deixe junto ao telefone o número de um serviço de taxi. Também providencie colchonetes para aqueles que capotarem e avise os seus vizinhos sobre as suas intenções "festivas".

Depois do show dado por Alemanha e Argentina, amanhã é a vez do Brasil mostrar a que veio e tentar superar a Seleção do Chile. E o que sabemos sobre aquele belo país além do terremoto recente? É um grande produtor de vinhos soberbos, cujas vinhas são cultivadas nas encostas pedregosas dos Andes.

Mapa do Chile

O Chile também produz o salmão que consumimos no Brasil. Diga-se de passagem, salmão criado em fazendas aquáticas instaladas em imensos lagos de água cristalina, pois esse peixe originário do Hemisfério Norte (Alasca e Canadá) não é nativo da América do Sul.

Típica fazenda chilena de criação de salmão

Trata-se de uma tecnologia avançada, que pode salvar da extinção o salmão selvagem, mas que tem lá suas dificuldades e controvérsias ambientais. Em 2008, um vírus devastou as criações chilenas e depois a ocorrência de um verme assustou os brasileiros consumidores de sushi e sashimi.

Os fiscais da saúde pública garantem que o salmão
não tem mais esses bichinhos ...

No Canadá, nativos e cientistas acusam as fazendas de salmão de estarem espalhando doenças e parasitas entre os salmões selvagens, o que estaria contribuindo para o seu desaparecimento. Além disso, no Chile há o problema da fuga de salmões dos criatórios, que se tornam espécie invasora da ecologia fluvial local.

Para manter a carne com a característica cor rosada, o salmão selvagem come um pequeno caranguejo vermelho, cuja pigmentação acaba se fixando na carne do salmão. O peixe criado em fazendas não come o caranguejo, mas uma ração com colorante, que acaba produzindo o mesmo efeito.

Enquanto essa discussão não chega a uma conclusão, nós continuamos nos deliciando com o salmão e o vinho chilenos. Realmente uma dupla invejável e saborosa. Para nos prepararmos adequadamente para o embate futebolístico entre os dois países irmãos, hoje trazemos uma receita de salmão ao forno para acompanhar aquele vinho chileno que você escondeu para uma ocasião especial.

Fiz esse prato para a filharada e respectivas nora e namorada e todos adoraram. É super fácil e fica uma delícia. Especialmente com vinho. É um filé de salmão assado com uma crosta de mostarda Dijon com mel e pistache.

Não se preocupe com a aparente dificuldade dos ingredientes. Eu compro no supermercado a mostarda Dijon já com o mel adicionado. Mas, se não conseguir encontrar, basta comprar a mostarda Dijon normal e misturar com o mel. O resultado é o mesmo.

O pistache também é fácil. As exportações de pistache do Irã para o Brasil cresceram um bocado. Mas, você pode substituir por outro tipo de castanha.

Até me deu vontade de fazer esse prato outra vez ... NHAM!!! CRUNCH!!! CRUNCH!!! SLURP!!!


Salmão com Crosta de Mostarda com Mel e Pistache

Ingredientes

- 3 colheres de sopa de mostarda Dijon
- 5 colheres de chá de mel

ou

- 6 1/2 colheres de sopa de mostarda Dijon com mel
- 3 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 1/2 xícara de farinha de rosca tipo biju ou pão dormido esfarelado
- 1/2 xícara de pistache picado ou outro tipo de castanha
- 3 colheres de chá de salsa picada ou outra erva que prefira
- 1 filé inteiro de salmão sem pele
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Limões sicilianos cortados em gomos

Preparo

Pré-aqueça o forno a 200º.

Em uma tigela, misture bem a mostarda (o mel, se for o caso) e a manteiga. Reserve.

Em outra tigela, misture o pistache, a farinha de rosca e a salsa. Reserve.

Tempere os dois lados do filé de salmão com sal e pimenta do reino. Coloque o filé em uma forma untada com óleo. Pincele generosamente a superfície com a mistura de mostarda. Em seguida, espalhe sobre essa superfície a mistura de pistache e aperte um pouco para firmar.

Leve ao forno por cerca de 20 minutos, vai depender da grossura do filé. Portanto, fique de olho até que a carne do salmão atinja o ponto de separar facilmente em lascas.

Sirva acompanhado dos gomos de limão siciliano e arroz negro, branco, vermelho ou integral. Também pode ser servido com batatas assadas no forno. Acompanha o vinho chileno, que pode ser branco ou tinto devido ao frio atual.

A maciez da carne com a crocância da crosta de pistache ...

Nenhum comentário: