segunda-feira, 14 de junho de 2010

O Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo


Ricardo Icassatti Hermano

Domingo fui almoçar com a filharada e nora. Depois fomos assistir o filme O Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo, baseado no video game Prince of Persia. Pelo jeito - e pelo que contaram meus filhos, que jogam esses games - o filme foi baseado apenas no nome do jogo, porque as histórias são completamente diferentes.

Cartaz do filme

O filme não desaponta quem procura por diversão pura e simples. É uma daquelas aventuras que a gente costumava assistir na Sessão da Tarde. A visão americana sobre o Oriente Médio continua mais para o lado da comédia, eles realmente não entendem e nem querem entender aqueles povos do deserto. Também não os levavam a sério até o 11 de setembro ...

Por isso é que assistíamos na Sessão da Tarde as aventuras-comédias ambientadas nas "Arábias" de estúdio, com os engraçadíssimos Abbott & Costello, os Três Patetas e até Tony Curtis, dentre outros. Todos meio árabes e meio indianos, garantindo muitas risadas naqueles tempos de inocência.

Os impagáveis Abbott & Costelo

Eu admiro a máquina de propaganda americana. Não estou dizendo que ela acerta sempre, apenas que admiro o esforço de levar o american way of life a todo o planeta. Esse filme mesmo é uma peça dessa propaganda. E parece que pode causar algum impacto lá nas "Arábias" de estúdio que eles pensam existir.

Vejamos. A história do filme é centrada no erro de invadir uma cidade sagrada que, segundo os informes dos espiões, estaria fabricando armas e vendendo para os inimigos da Pérsia. Well, são muitas semelhanças com fatos reais para deixarmos passar batido.

Bush invadiu o Iraque e depois alegou ter sido mal informado pela CIA, que havia garantido a existência de armas de destruição em massa naquele país. No filme, o rei da Pérsia, que hoje é o Irã, também é mal informado por seu irmão sobre as tais armas. Esse irmão é o vilão da história e é interpretado com algum afetação e excesso de maquiagem por Sir Ben Kingsley.

Sir Ben Kingsley faz o irmão usurpador do trono alheio

O salvador da pátria é um menino de rua adotado pelo rei, que o transformou em príncipe sem direito ao trono. O rei tem dois filhos de sangue. Mas, o príncipe Dastan tem todas as regalias dos outros irmãos e é um excelente lutador. Assim, o filme está cheio de lutas de espada e muitos saltos de Le Parkour.

O filme tem até uns lances de comédia romântica

No final, tudo acaba bem porque uma mágica temporal consegue dar uma segunda chance e muda a história da invasão indevida. Arrependimentos e pedidos de desculpa funcionaram no filme. Não sei se teriam o mesmo efeito na vida real.

Além do príncipe saradão interpretado por Jake Gyllenhaal, o filme tem uma princesa bonitona chamada Tamina, que é interpretada pela atriz Gemma Aterton. Mas, Deus não dá asas às cobras. A moça tem uma horrível voz anasalada. Se é que alguém vai perceber ...

O cara teve que malhar um bocado para fazer o príncipe

Assim como eu, quando era garoto, me apaixonava pelas lindíssimas loiras com pernas perfeitamente torneadas e cinturinhas de pilão da Sessão da Tarde, o meu caçula, o Rato, já está caidinho pela Gemma Aterton. A moça também atuou em Fúria de Titãs 3D e no mais recente James Bond, Quantum of Solace. Está virando uma unanimidade.

Aí Rato! Essa é pra você! Gemma Aterton

O filme é diversão garantida para toda a família. Veja o trailer.



Nenhum comentário: