quarta-feira, 16 de junho de 2010

Petiscos para encarar a Costa do Marfim


Ricardo Icassatti Hermano

Sou leigo em futebol. Mas, na minha modesta opinião, o primeiro jogo do Brasil acabou num empate técnico com a Coreia do Norte. Mais 10 minutos e os coreanos empatavam mesmo.

A seleção do Dunga não mostrou porque deve ser temida pelos adversários. Jogadores apáticos ou nervosos, sem criatividade, sem habilidade (50 passes errados no primeiro tempo) e sem coragem. Não sei o que é pior ...

E aquele gol do Maicon foi um cruzamento que não deu certo. O segundo gol foi bacana e preciso parabenizar o tri-atleta Robinho, que acabou fazendo o trabalho do Kaká ... que ficou devendo explicações sobre a "fama" de craque e de "cérebro do time" que a imprensa tanto alardeia.

Mas, o importante é que vocês passaram pela primeira etapa da loucura de receber seus amigos e amigas em casa para assistir os jogos da Copa do Mundo. Esperamos que tenham gostado de todas as dicas fornecidas pelas belíssimas especialistas do Café & Conversa. Com elas, vocês pouparam tempo e dinheiro, evitaram estragos no jardim e traumas nos seus bichinhos de estimação.

Também surpreenderam seus convidados com alta, média e baixa gastronomia. Todas com muita criatividade. Experimentaram os pratos da culinária norte coreana? Sentiram a pimenta arder logo após o gol dos coreanos? É meus amigos e amigas, rapadura é doce, mas não é mole não.

Por isso, hoje fomos buscar mais dicas com a nossa chef internacional, Adriana Nasser. Como o nosso próximo adversário é a Costa do Marfim, ela sugere algumas receitas africanas. Uma com mandioca (por favor, sem piadinhas africanas) e outra com cacau, dois produtos tipicamente africanos.

A chef internacional numa passagem rápida por Brasília

Mas, cuidado! Preparem os corações e tenham à mão comprimidos de Isordil e desfibriladores. Os africanos empataram com Portugal, que tem o metrosexual Cristiano Ronaldo ...

E essa conversa está ficando comprida. Fique com as dicas da nossa chef e haja vuvuzela na orelha ...

Dicas de Adriana Nasser

A Costa do Marfim fica ali entre Mali, Burkina Faso, Gana, Guiné, Libéria e ainda recebe um banho do Oceano Atlântico. O forte da economia é mesmo o marfim (por isso o nome), além do cacau e do café, mas não tem grandes destaques na culinária.

Aqui a gente mata a cobra e mostra o pau! Olhaí a localização geográfica.

É que a cozinha africana oferece um leque muito amplo de pratos de grande sabor e variedade, só que tudo muito misturado. Nada com a cara de um lugar específico.

Mas, como já sabemos, saborear as iguarias típicas de um país é entrar na sua cultura, na sua história e na tradição através do paladar, do olfato, e até do tato, uma vez que a maioria dos petiscos africanos se come com a mão.

Além disso, partilhar a mesa é a maneira mais usual de brindar a generosa hospitalidade africana, sempre disposta a repartir do que há com os convidados, os peregrinos, os estrangeiros.

A tradição culinária da África é fundamentada em produtos básicos, como a mandioca, o milho e as especiarias, e no uso abundante de pimentão. É claro que grande daquele jeito, o continente tem sim pratos típicos, como o Maffè, feito com carne picada, verdura e molho de amendoim; o Tieboudienne, elaborado com peixe, arroz e verduras; e também a Yassa, um manjar à base de frango com molho de cebola, limão e pimentões, servido com arroz.

Mas é o Boarake, prato preparado com peixe, folha de mandioca e óleo de palma, um dos pratos mais disseminados em toda a África Ocidental e que tem a cara da Costa do Marfim.

Como nunca me aventurei pelas receitas africanas, a não ser as que herdamos - kkkk - como acarajé, moqueca, feijoada, etc...... decidi pesquisar uma receita de Boarake pra vocês. Dá pra acreditar que não encontrei nada!!!! Nem no Google!!!!!

Passarinho que come pedra, sabe o fiofó que tem ...

Bom, assim sendo, como o destaque da cozinha africana é a mandioca e o da Costa do Marfim é o cacau, achei melhor apostar minhas fichas em petiscos, uma vez que o jogo entre Brasil e Costa do Marfim será às 15h30.

Então vamos ao que interessa: receitinhas......

Pra começar, compre pacotes de mandioca para fritar. Podem ser bolinhos também. O segredo está nos molhinhos. Faça pelo menos 3 tipos diferente. Um deles tem que ser picante.

Na véspera, ou pela manhã mesmo, faça mini-mousses de chocolate. Assim você terá coisinhas gostosas para deixar à mão sem ter trabalho.


Mousse de Chocolate Africano

Ingredientes


- 1 barra de chocolate meio amargo
- 1 pacote de gelatina sem sabor
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 medida da lata de água quente (para dissolver a gelatina)



Preparo


Derreta o chocolate com o creme de leite em uma panela e junte ao leite condensado e a gelatina dissolvida na água quente. Bata tudo no liquidificador. Coloque em um prato e reserve até que esfrie. Guarde na geladeira para endurecer em torno de 2 a 3 horas e está pronta.


Lembre-se que a mousse do negão precisa endurecer primeiro ...

Nenhum comentário: