quinta-feira, 24 de junho de 2010

A Música do Dia - Cotidiano - Chico Buarque


Romoaldo de Souza


Esqueça o Chico Buarque que apóia Cuba, que faz elogiosos comentários aos governos - mesmo que você não concorde - e se concentre nessa canção. Cotidiano!


Mais. Eu escolhi essa versão por causa das cenas cotidianas, por assim dizer, da mulher que espera o homem. Que se perfuma. Que manda pro espaço o que pensam as amigas sobre subserviência e usa o dom da generosidade afetiva. Generosidade afetiva. Acho que é isso que falta nas mulheres.


Ué! Por que não? Sem cair na rotina, mas será que o quesito entrega não está em baixa? Doação. Dedicação. E nem estou falando em rasgar sutiã. Aliás prefiro sem, mas volto a falar de afeto. Tema dessa canção de Chico Buarque.


Beijo com sabor de café. Beijo com gosto de hortelã. Cuidados! Lembro-me bem de uma amiga que mandava cartas para um filho, que morava fora de casa, ao menos uma vez por semana, perguntando se ele estava se agasalhando. O "moleque" morava na árida Cidade do México, se empanturrando com tequila e compondo versos que jamais serão publicados.


Pois a gente não se dedica aos filhos? Curte, cuida, faz carinho? Então! E pelos amores? Pelos outros amores do dia a dia?


Sonia Braga é a deusa desse clipe, que tem cenas tiradas de Dona Flor e seus Dois Maridos, para deixar claro que não estou, aqui, pregando a fidelidade. Estou clamando por afeto! Cotidianamente!


PS: Vou sair hoje de gorro na cabeça, cachecol no pescoço e blusa de frio! Estarei agasalhado!



Cotidiano

Composição: Chico Buarque - Versão: Daniel Viglietti


Cada día ella siempre hace todo igual

Me despierta a las seis antes que el sol

Me sonrie con sonrisa puntual

Y me besa con boco de mentol

Todo el día ella dice "te has de cuidar"

Cosas que dice siempre una mujer

Dice que está esperándome a almorzar

Y me besa con boca de café

Todo el día yo pienso en poder parar

Al mediodía pienso en decir no

Luego pienso en la vida y continuar

Y me callo con boca de arroz

En la tarde, a las seis, era de esperar

Ella viene y me espera en el portón

Dice estar como loca por besar

Y me besa con boca de pasión

Cada noche me pide a su lado estar

Medianoche y me jura eterno amor

Y me aprieta hasta hacerme sofocar

Y me besa con boca de pavor




Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, a doação está em baixa, mas não só a feminina, a masculina tb. Diria que Romoaldo tocou no x da questão! O afeto, a generosidade afetiva, na medida certa, são cruciais, indispensáveis e insubstituíveis!
Parabéns pelo texto e pela escolha da música, viajei...
FB