Ricardo Icassatti Hermano
Dando sequência às dicas para a sua loucura de receber um bando de amigos e amigas em casa para assistir os jogos da Copa do Mundo, retornamos ao reino vegetal das flores, gramíneas, adubos, samambaias, frutíferas, violetas e leguminosas.
Fomos atrás da nossa especialista em jardinagens, paisagismos, terra e afins. A nossa versão feminina do Burle Marx (sem o bigode, claro), a jornalista gaúcha e paisagista Djania Savoldi. A moça entende absolutamente tudo do assunto e hoje nos trouxe dicas para a ornamentação vegetal (e segura) da sua casa.
Lembre-se que vômito não é adubo
Siga as dicas da Djania para compor um ambiente mais ecológico e vibrante. Coloque seus amigos e amigas numa vibe auto-sustentável e com muito aquecimento humano. Faça da sua casa uma selva aconchegante, disponibilize uma relva por onde todos possam rolar depois da bebedeira.
Mas, com o devido tratamento, amigos bêbados dão ótimos adubos
Vai por mim. Festa boa tem que terminar de manhã com polícia na porta e bêbados e/ou bêbadas desmaiados no quintal. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, esse tipo de comportamento selvagem pode danificar o seu jardim e comprometer o seu meio ambiente.
Vai dar um trabalhão limpar o quintal no dia seguinte
Mas, para tudo há solução e nós não deixamos nossos leitores(as) na mão. Assim, sem mais delongas, as dicas da paisagista-colaboradora do Café & Conversa.
As cores da Copa em nossa casa
Faltam menos de dez dias para a bola rolar lá pelas bandas da África e o noticiário já mostra as imagens da terra de Mandela. Nós aqui começamos a entrar no clima, e o verde e amarelo já anda por todos os cantos.
Tá certo, Copa do Mundo é coisa séria - ainda mais com o Dunga, a gente quer ganhar e tudo o mais, mas sem perder a ternura, jamais! Vamos aproveitar o evento para encher nossas casas ou apartamentos de cores e texturas ainda mais vibrantes.
Uma sugestão para você homenagear as seleções que vão disputar o mundial ou até para a abertura dos jogos é fazer um vaso multicolorido. Para compor esse arranjo você vai precisar de:
- Um vaso de vidro transparente para destacar as flores;
- Pedriscos;
- Um ramalhete, neste caso proponho as tropicais tipo:
a) Alpínia (Alpinia Purpurata);
b) Helicônia Papagaio (Helicônio Psittacorum);
c) Bananeira Ornamental (Musa Velutina);
d) Papo de Anjo (Asclepias Physocarpa);
e) Folhas de Fórmio Variegado (Phormium) e Papiro (Cyperus rolifer).
Djania acordou cedo para nos mostrar essa
sugestão de arranjo com flores tropicais
A composição dessas espécies formará um belo arranjo tropical. A vantagem é a durabilidade das flores que mantém a beleza por, pelo menos, por 10 dias. Não esqueça de trocar a água do vaso a cada dois dias para evitar o mosquito da dengue.
Agora, se você não abre-mão das tonalidades da nossa bandeira, então anote uma dica: As flores amarelas podem ser representadas pelo Girassol (Helianthus Annus) ou o Lírio Amarelo (Hemerocale). O azul fica por conta do Agapanto (Agapanthus Africanus) e a Hortência (Hydrangea Macrophylla).
O branco fica bem representado pela cheirosa Angelica (Polianthes Tuberosa) e Cabeleira-de-Velho (Euphorbia Leucocephala) – esse, por sinal, é um dos arbustos mais floridos desta época, aqui no Centro Oeste. Não tem quem não se encanto pela sua bela florada.
O verde, bem, fica por conta das folhas, folhagens e galhos.
Aproveite bem essas dicas e deixe sua casa ainda mais colorida. Até mais.
Djania Savoldi- Jornalista e Paisagista- Crea 9429/TD DF
Djaniasavoldi@hotmail.com
Fone: 8123-6180
Em homenagem ao Romoaldo, a nossa paisagista
posou entre essa florada de "Cabeleira de Velho"
Nenhum comentário:
Postar um comentário