sábado, 5 de junho de 2010

Enfeitando sua Casa para a Copa


Ricardo Icassatti Hermano

Dando sequência às dicas para a sua loucura de receber um bando de amigos e amigas em casa para assistir os jogos da Copa do Mundo, retornamos ao reino vegetal das flores, gramíneas, adubos, samambaias, frutíferas, violetas e leguminosas.

Fomos atrás da nossa especialista em jardinagens, paisagismos, terra e afins. A nossa versão feminina do Burle Marx (sem o bigode, claro), a jornalista gaúcha e paisagista Djania Savoldi. A moça entende absolutamente tudo do assunto e hoje nos trouxe dicas para a ornamentação vegetal (e segura) da sua casa.

Lembre-se que vômito não é adubo

Siga as dicas da Djania para compor um ambiente mais ecológico e vibrante. Coloque seus amigos e amigas numa vibe auto-sustentável e com muito aquecimento humano. Faça da sua casa uma selva aconchegante, disponibilize uma relva por onde todos possam rolar depois da bebedeira.

Mas, com o devido tratamento, amigos bêbados dão ótimos adubos

Vai por mim. Festa boa tem que terminar de manhã com polícia na porta e bêbados e/ou bêbadas desmaiados no quintal. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, esse tipo de comportamento selvagem pode danificar o seu jardim e comprometer o seu meio ambiente.

Vai dar um trabalhão limpar o quintal no dia seguinte

Mas, para tudo há solução e nós não deixamos nossos leitores(as) na mão. Assim, sem mais delongas, as dicas da paisagista-colaboradora do Café & Conversa.

As cores da Copa em nossa casa

Faltam menos de dez dias para a bola rolar lá pelas bandas da África e o noticiário já mostra as imagens da terra de Mandela. Nós aqui começamos a entrar no clima, e o verde e amarelo já anda por todos os cantos.

Tá certo, Copa do Mundo é coisa séria - ainda mais com o Dunga, a gente quer ganhar e tudo o mais, mas sem perder a ternura, jamais! Vamos aproveitar o evento para encher nossas casas ou apartamentos de cores e texturas ainda mais vibrantes.

Uma sugestão para você homenagear as seleções que vão disputar o mundial ou até para a abertura dos jogos é fazer um vaso multicolorido. Para compor esse arranjo você vai precisar de:

- Um vaso de vidro transparente para destacar as flores;

- Pedriscos;

- Um ramalhete, neste caso proponho as tropicais tipo:

a) Alpínia (Alpinia Purpurata);

b) Helicônia Papagaio (Helicônio Psittacorum);

c) Bananeira Ornamental (Musa Velutina);

d) Papo de Anjo (Asclepias Physocarpa);

e) Folhas de Fórmio Variegado (Phormium) e Papiro (Cyperus rolifer).

Djania acordou cedo para nos mostrar essa
sugestão de arranjo com flores tropicais

A composição dessas espécies formará um belo arranjo tropical. A vantagem é a durabilidade das flores que mantém a beleza por, pelo menos, por 10 dias. Não esqueça de trocar a água do vaso a cada dois dias para evitar o mosquito da dengue.

Agora, se você não abre-mão das tonalidades da nossa bandeira, então anote uma dica: As flores amarelas podem ser representadas pelo Girassol (Helianthus Annus) ou o Lírio Amarelo (Hemerocale). O azul fica por conta do Agapanto (Agapanthus Africanus) e a Hortência (Hydrangea Macrophylla).

O branco fica bem representado pela cheirosa Angelica (Polianthes Tuberosa) e Cabeleira-de-Velho (Euphorbia Leucocephala) – esse, por sinal, é um dos arbustos mais floridos desta época, aqui no Centro Oeste. Não tem quem não se encanto pela sua bela florada.

O verde, bem, fica por conta das folhas, folhagens e galhos.

Aproveite bem essas dicas e deixe sua casa ainda mais colorida. Até mais.

Djania Savoldi- Jornalista e Paisagista- Crea 9429/TD DF

Djaniasavoldi@hotmail.com

Fone: 8123-6180

Em homenagem ao Romoaldo, a nossa paisagista
posou entre essa florada de "Cabeleira de Velho"

Nenhum comentário: