quinta-feira, 10 de junho de 2010

A Música do Dia - A Raça Humana - Gilberto Gil


Romoaldo de Souza


Para não incorrer em deslizes conceituais, sobre a data de hoje, preferi deixar que Gilberto Gil cantasse Raça Humana, para lembrar este 10 de junho, o Dia da Raça.


Não que eu concorde com Gil em tudo o que ele diz nesta canção, mas vai que se eu tivesse a habilidade de escrever um poema desses eu viesse a ser apedrejado pelos intolerantes politicamente corretos ou pelos racistas. O que dá no mesmo... E, hoje, eu não estou aqui para a morte!


Então Café & Conversa pede emprestado a Gil a frase que mostra bem as contradições humanas, essa "ferida acesa".


Agora, mesmo, estava escrevendo um texto para a Revista 100,9 na Rádio Cultura FM, sobre filmes importantes, influentes, na África do Sul dos dias de hoje, com essa parafernália de Copa do Mundo e o diabo a quatro.




"Mandela - Luta pela Liberdade". Nos anos 60, James Gregory (Joseph Fiennes) é um branco, agente de uma penitenciária, que fala o dialeto xhosa e desenvolve uma conturbada amizade com o líder negro Nelson Mandela (Dennis Haysbert). Desse filme, que tem o título original, "Goodbye Bafana", eu achei "Chocolate" do compositor italiano, Dario Marianelli a música mais instigaste. Mas como hoje, falamos de raça e não da trilha sonora de "Mandela", deixo com vocês, Gilberto Gil.



Raça Humana

Gilberto Gil


A raça humana é

Uma semana

Do trabalho de deus

A raça humana é a ferida acesa

Uma beleza, uma podridão

O fogo eterno e a morte

A morte e a ressurreição

A raça humana é o cristal de lágrima

Da lavra da solidão

Da mina, cujo mapa

Traz na palma da mão

A raça humana risca, rabisca, pinta

A tinta, a lápis, carvão ou giz

O rosto da saudade

Que traz do gênesis

Dessa semana santa

Entre parênteses

Desse divino oásis

Da grande apoteose

Da perfeição divina

Na grande síntese

A raça humana é

Uma semana

Do trabalho de deus

A raça humana é

Uma semana




Nenhum comentário: