segunda-feira, 29 de março de 2010

Bolo Cuca de Banana com Doce de Banana Caramelada


Ricardo Icassatti Hermano

Bem meninas, agora que vocês já emagreceram e incorpararam hábitos saudáveis como a malhação às suas vidas, chegou o momento da recompensa. A vida não é feita apenas de sangue suor e lágrimas, ou folhas de alface, água mineral e magreza absoluta. De vez em quando é possível fazer uma extravagância, sair um pouco da rotina.

Por isso, o Café & Conversa foi buscar mais uma magnífica receita da sensacional pâtissière Lena Gasparetto, que posta as suas criações em blog próprio. Ultimamente ela tem andado ocupada com as encomendas de milhares de ovos de Páscoa, mas sempre sobra um tempinho para nos presentear com alguma delícia pecaminosa.

Lena descreveu a sua obra como "aquele bolo com cara de vó, que a gente gosta de comer na hora do café". Mas, vou te contar uma coisa. Esse bolo eu como a qualquer hora e com qualquer cara : )

Então, sem mais delongas, vamos à receita porque eu sei que vocês já estão salivando.

Bolo Cuca de Banana com Doce de Banana Caramelada

Ingredientes

Massa do Bolo
- 2 ovos
- 1 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada
- 1/2 xícara de margarina sem sal
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de leite
- 1/2 colher de sopa de fermento em pó
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 colher de chá de sal
- 1 tablete (170g) de chocolate meio amargo bem picado ou 1 xícara de gotas de chocolate meio amargo
- 8 bananas nanica


Farofa Cuca
- 2 xícaras de farinha de trigo peneirada
- 2/3 de xícara de margarina derretida sem sal
- 2 colheres de sopa (niveladas) de canela em pó
- 1 colher de chá (nivelada) de sal
- 1 xícara de açúcar


Doce de Banana Caramelada
- 12 bananas nanicas
- 2 xícaras de açúcar
- 4 xícaras de água fervendo
- Gotas de baunilha ou rum


Preparo do Bolo

Pré-aqueca o forno a 180º.
Na batedeira, coloque a margarina, o sal, a baunilha, o açúcar, os ovos e bata até obter um creme claro e fofo. Adicione metade do leite, metade da farinha de trigo peneirada com o fermento e bata em velocidade mínima. Desligue a batedeira, raspe as bordas da tigela e acrescente o restante do leite e a farinha de trigo com o fermento. Bata mais um pouco só para misturar.

Unte e enfarinhe uma assadeira retangular (34 X 23 cm). Coloque a massa. Espalhe por cima as gotas ou pedacinhos do chocolate picado. Corte as bananas em rodelas e arrume-as por cima da massa com o chocolate. Por cima das bananas, espalhe a farofa.

Leve ao forno por cerca de 45 minutos. estará pronto quando enfiar um palito e sair limpo. Espere o bolo amornar para cortar em quadrados com uma faca de serra.

Preparo da Farofa

Numa tigela, coloque todos os ingredientes e misture com um garfo até formar uma farofa úmida. Com as mãos, espalhe por cima da massa do bolo com as bananas.

Preparo do Doce de Banana

Numa panela em fogo médio, faça um açúcar queimado e baixe o fogo para mínimo. Quando o açúcar estiver bem derretido, despeje a água fervendo. CUIDADO! O açúcar queimado levantará do fundo da panela ao despejar a água. Espere o açúcar queimado dissolver um pouco na água para começar a mexer com uma colher de pau. Quando estiver completamente dissolvido, espere formar uma calda bem rala (cerca de 6 minutos).

Enquanto isso, corte as bananas em rodelas. Coloque-as na panela com a calda. Deixe
ferver em fogo mínimo por cerca de 12 minutos, até que fiquem douradas e a calda tenha engrossado. Neste ponto, acrescente a baunilha ou o rum.

Sirva o doce acompanhando o bolo.

Dicas da Lena

- Sirva o bolo morno acompanhado do doce de banana e de uma bola de sorvete de creme polvilhada com canela em pó. Fará uma harmonização perfeita.
- Se desejar uma sobremesa rápida, ouse apenas colocar a farofa por cima de bananas cruas cortadas em rodelas num refratário untado, e leve ao forno por 20 minutos, até que a farofa fique crocante. Sirva com sorvete.
- O bolo pode ser congelado já cortado por até três meses.
- O doce de banana pode ser guardado num vidro fechado, na geladeira, por 15 dias.

Uma overdose de banana

4 comentários:

Juliana disse...

Quem mesmo emagreceu???? Rs, oh meu Deus, é como eu costumo dizer... Jesus apaga a luz!!! Eu faço um bolo de banana delicioso tb, marca registrada! Um dia, quem sabe, dou a receita... Rs.

Café & Conversa disse...

Agora vai ter que dar : )

Lena disse...

Eita!!!!

Adorei o "milhares " de ovos...rs. Não são milhares, pois a produção é mega artesanal. Por isso são poucos e exclusivos! Tenhop voarias e diferentes receitas de bolo de banana de todos os tipos! Todas deliciosas!


E obrigada pela gentileza do post ; ) Abração Lena Gasparetto

Café & Conversa disse...

Querida Lena,

Nós é que seremos eternos devedores da sua generosidade e das suas guloseimas : )

Abraço do Café & Conversa