quinta-feira, 25 de março de 2010

Queijo Quente com Tomate


Ricardo Icassatti Hermano

Tem hora que a gente fica apertado e só quer matar a fome com rapidez e simplicidade. Nem por isso precisamos abrir mão da sofisticação no sabor ou da apresentação. Afinal, o prazer tem o seu valor, mesmo nas horas de aperto.

Vejam o meu caso por exemplo. Nasci com uma anomalia chamada "acrômio ganchoso". Um osso do ombro que deveria ser reto, nasceu com a ponta torta na forma de um gancho. Esse acrômio (o nome do tal osso) protege um tendão, mas no meu caso ele fere o tendão quando faço determinados movimentos repetitivos.

Nas artes marciais - ou em qualquer outro esporte - é só o que fazemos, movimentos repetitivos. Por incrível que pareça, esse meu problema só foi detectado depois de 30 anos de treino e quando passei a praticar o Ken Jutsu, luta com espada. No meu caso, o movimento que fere o tendão é justamente o de levantar os braços acima da cabeça, agravado pela pancada final da espada no adversário.

Por causa disso, tive duas lesões, uma em cada ombro. Quando o ombro direito bichou, passei a lutar com a mão esquerda. O que acabou sendo bom, porque hoje posso lutar com duas espadas, uma em cada mão, ou com uma espada e trocar de empunhadura durante a luta.

A lesão que andava quieta, resolveu aparecer para uma visita e eu tive que fazer uma ressonância magnética no ombro. Vestindo um camisolão absolutamente ridículo, fui colocado dentro de um tubo apertado. Não dá nem para coçar o nariz porque os braços ficam presos ao lado do corpo. Ainda recebi a instrução de não me mexer.

Devo ter algum grau de claustrofobia porque não gostei nada daquilo. Me senti sendo enterrado vivo dentro de um caixão que não era exatamente o meu número. Eu iria ficar ali por 20 minutos. Pensei no que fazer para distrair a mente e tirar o foco da agonia de estar preso. Inventei um truque. Busquei na memória a imagem de uma mulher conhecida e a imaginei completamente nua. O tempo voou : )

É a mesma situação da fome que precisa ser matada rapidamente. Você pode matar a fome comendo farinha e rapadura ou pode matar a fome comendo algo mais elaborado, saboroso. Como um mingau feito com a farinha e adoçado com uma calda feita com a rapadura. E ainda ter uma boa experiência para guardar na lembrança. Sacô?

A nossa receita de hoje é um clássico da comida mata-fome. Fácil de fazer, rápido e com muito sabor. Uma verdadeira comfort food. Vamos à receita.

Queijo Quente com Tomate

Ingredientes

- Pão de forma (integral ou não)
- Fatias de queijo Mozzarela de Búfala
- Fatias de queijo Golda
- Fatias de tomate maduro
- Folhas de manjericão
- Manteiga (opcional)


Preparo

Coloque duas fatias de queijo Mozzarela de Búfala sobre uma fatia de pão. Coloque duas fatias de queijo Golda sobre outra fatia de pão. Sobre uma delas, coloque duas fatias de tomate e algumas folhas de manjericão.

Junte as duas fatias de pão e coloque numa sanduicheira de alumínio. Feche e leve ao fogo baixo até tostar o pão e derreter o queijo.

Opcionalmente, você poderá untar levemente o sanduíche por fora com a manteiga antes de levar ao fogo. Para quem não tem uma sanduicheira, pode usar uma frigideira com revestimento anti-aderente.

Coma acompanhado de café ou uma bebida gelada.

Esse aqui foi feito na frigideira. Sentiu o aroma?

2 comentários:

Melina disse...

Será o meu lanche de hoje à tarde! Vou correr no Hortifruti pra comprar os ingredientes. :)

Suas histórias são ótimas. rsrsrs!!!

:)

Café & Conversa disse...

Obrigado Melina : )