Ricardo Icassatti Hermano
Calma lá! Não é nada disso que vocês estão pensando. Até porque a rosca da vovó é sagrada e não admite (nem aguenta mais) essas brincadeiras ... e, afinal, a vovó não é mais uma coelhinha da Playboy, né?
Vovó Maria também já foi gatinha
A rosca em questão é aquela espécie de pão extremamente suave, doce e saboroso, que era feito pelas vovós. Lá no interior, quando a rosca sai do forno, perfuma a casa e o mundo. Aí passa um café na hora e manda ver na manteiga. É, porque a rosca requer manteiga, pois a massa é muito seca e fica difícil engolir se não der uma lubrificada.
Cuidado para não queimar e não esqueça da manteiga
O chato é que o aroma acaba atraindo os vizinhos filões. Gente abusada. É por essas e outras que em Anápolis inventaram a mesa com gaveta. Quando o povo está comendo e chega alguma visita inesperada e/ou indesejada, basta jogar tudo na gaveta e fingir que nada está acontecendo. Se a visita sentir o cheiro e se auto convidar para filar a bóia, basta dizer que a comida acabou de acabar, mas ainda dá pra tomar um cafezinho.
Mesa de Anápolis
Hoje, o Café & Conversa foi buscar uma receita de rosca. Como se trata de guloseima bastante difundida e apreciada em nosso país, existem literalmente milhares de receitas de rosca. Essa é apenas uma delas. Se a sua rosca for tão gostosa quanto esta, dá uma ligada, vamos marcar um encontro, trocar receitas ...
Mas, deixemos de firulas e vamos à receita.
Rosca da Vovó
Ingredientes
- 3kg de farinha de trigo
- 1/2 kg de açúcar
- 2 xícaras (chá) de óleo
- 2 colheres (sopa) de fermento biológico
- 3 ovos
- 1/2 litro de chá morno de canela
- 1/2 litro de leite
- 1 colher (chá) de sal
Preparo
Misture o fermento com um pouco de açúcar e sal. Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, o leite, chá e o óleo. Misture no fermento e amasse com a farinha de trigo. Deixe descansar por alguns minutos. Enrole as roscas, coloque em assadeiras untadas, deixe crescer até dobrar o volume. Leve para assar em forno médio até dourar. Tome cuidado para não queimar a rosca. Depois de assada, passe calda com o coco ralado ou fondant.
Nenhum comentário:
Postar um comentário