quinta-feira, 11 de março de 2010

Café com Salgado


Ricardo Icassatti Hermano

O fato de termos consumido café ruim por tanto tempo, nos levou ao péssimo hábito de adoçar a bebida. Na maioria das vezes, excessivamente. Basta ver o povo adoçando xícaras de 50ml. Outro hábito é o de acompanhar o café com guloseimas doces, como tortas, bolos, geléias etc.

Mas, o próprio café - estou falando de café especial - já contém açúcar suficiente para ser degustado. A comida doce impede que esse açúcar seja sentido no paladar, ressaltando outras características como acidez, adstringência, torra, amargor. Daí adoça-se mais ainda o café.

Felizmente um outra linha de pensamento começa a se firmar no Brasil. Acompanhar o café com guloseimas salgadas. No interior de Minas Gerais e Goiás, já existe o costume de tomar o café com pães de queijo, mas ainda persiste o hábito de adoçar o café.

O Café & Conversa experimentou na cafeteria Grenat Cafés Especiais, acompanhar o espresso com um acepipe servido ali. Trata-se de tirinhas de queijo de coalho ou de minas levemente grelhados no forno. Como o queijo é bem salgado, o doce do café simplesmente explode na boca, enriquecendo todos os outros sabores que um bom café produz.

Como fazer tirinhas grelhadas de queijo não traz qualquer dificuldade, procuramos outra receita salgada de petisco perfeito para turbinar a sua experiência com o café. A criação é do chef Rodrigo Oliveira, do Restaurante e Cachaçaria Mocotó, em São Paulo. Vamos a ela.


Dadinhos de Tapioca com Queijo de Coalho
8 porções

Ingredientes

- Tapioca granulada 250g
- Queijo de Coalho 250g
- Leite quente 500ml
- Sal 8 g (pode variar de acordo com o sal do queijo)
- Pimenta branca 1 pitada


Preparo

Ferva o leite. Desligue o fogo e junte o queijo ralado e a tapioca já misturados, mexendo sempre para não formar grumos. Acrescente os temperos e mexa até a mistura começar a firmar. Despeje em uma assadeira forrada com plástico (para facilitar o desenformar) e cubra com papel filme. Deixe resfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por pelo menos 3 horas. Corte em cubos e frite por imersão a 180ºC até dourar. Sirva com molho de pimenta (sugestão: Sweet Chilli Blue Dragon)

Se isso fica bom com café quente, imagine com cerveja gelada : )


Se você não for dotado das qualidades necessárias para entender e concretizar a receita, o chef Rodrigo Oliveira fez um vídeo para a TV UOL. Assista e siga o passo-a-passo.



3 comentários:

Meninasde50emais disse...

Café com salgado... hummmm... deu agua na boa. com pão-de-queijo, então, tudo de bom! Mas, na boa. Um cafézinho com um bolo de fubá tb é tuuuuuuuudo de bom!
pena que estou em uma fase de abstnência de doces.
Então, sugestão de café com salgado, mais do que aceita.
///~..~\\\

Café & Conversa disse...

Também sou fã do bolo de fubá com café. Há algum tempo, postamos uma série de receitas de bolo de fubá que vieram lá do sul das Minas Gerais : )

katia maia disse...

vou buscar essas receitas então. não para eu fazer o bolo, pois sou uma vergonha na cozinha, mas para delegar funções e pedir que alguém faça. depois, eu conto se consegui.
//~..~\\\