quarta-feira, 17 de março de 2010

Irish Coffee no Saint Patrick's Day


Ricardo Icassatti Hermano

Hoje é comemorado no mundo inteiro o Dia de São Patrício (Saint Patrick's Day), o santo padroeiro da Irlanda. É um povo realmente diferente. Acredito até que a Irlanda seja o berço das mulheres ruivas. Conheci algumas ruivas, mas nenhuma chegava perto de uma genuína irlandesa, que são bravas. Na Grã Bretanha, os irlandeses têm fama de loucos. Também acho que são.

Há alguns anos, estávamos na cidade-estação de esqui chamada Val d'Isère, nos Alpes Franceses, procurando por algo para fazer à noite, quando conhecemos uns músicos irlandeses que haviam acabado de chegar. Eles iam tocar num pub irlandês. Como ajudamos a descarregar os instrumentos, nos convidaram para o show e nosso grupo de snowboarders foi assistir.

Val d'Isère, um lugar de cartão postal

O show corria tranquilo, o pub estava lotado, gente jovem, a maioria ingleses. Os músicos haviam reservado um pequeno espaço na lateral do palco para nós, por onde eles também recebiam as bebidas. Um garçom mantinha nossos copos sempre cheios. Enquanto bebíamos um copo de cerveja, eles bebiam quatro e acompanhados de um shot de Steinhäger.

Lá pelas tantas, a banda tocou uma série de músicas country americanas. Algum inglês não gostou e arremessou uma pedra de gelo que passou acima da minha cabeça e acertou em cheio a testa do tecladista. No segundo seguinte, já haviam surgido três tacos de beisebol e os músicos nos chamaram para começar uma pancadaria geral. Claro que topei.

Um amigo (cujo nome manterei em sigilo) se apavorou. Ele é piloto de avião, comandante de linha internacional de uma grande empresa aérea. Não poderia correr o risco de se envolver numa briga e acabar preso. Disse a ele que não se preocupasse. Pancadarias em bares lotados não levam ninguém para a prisão. Quando a Polícia chegasse, bastaria se dizer vítima. Portanto, enfie a porrada enquanto pode.

Partimos para cima dos ingleses, mas o pub tinha muitos seguranças. Parece que aquele tipo de entrevero era bastante comum por lá. Juntar ingleses, franceses e irlandeses é sempre perigoso. São centenas de guerras perdidas e ganhas por todos os envolvidos. Well, resumindo, alguns ingleses bêbados foram retirados do estabelecimento e o show prosseguiu. Ficamos até o final, quando finalmente os irlandeses puderam beber com calma!!!

Na época eu era um bom bebedor, mas meu fígado estava atrasado anos-luz na evolução se comparado ao fígado dos irlandeses. Duas semanas depois, estava em Miami e encontrei outro pub irlandês, com show do U2 cover e resolvi me enturmar com as ruivas. Foi um erro. Elas me embebedaram e fizeram de um tudo comigo.

Nada mais irlandês que o U2

Ao contrário do que vocês possam estar pensando, não tive ressaca moral, mas a ressaca alcoólica quase me matou. É preciso entender que os irlandeses - e as irlandesas também - não bebem para ficar bêbados. Eles bebem para cair na sarjeta, para entrar em coma. É outro nível.

Ruivas são terríveis e o álcool é a perdição da humanidade...

Mas, por que fiz esse enorme introdutório? Foi para apresentar a nossa homenagem a esse bravo povo, que sempre resistiu ao clima inóspito do país e ao Império Britânico. O Café & Conversa gosta da bravura e trouxe para os fiéis leitores a receita do famoso Irish Coffe (Café Irlandês). Obviamente, um dos ingredientes é bebida alcoólica, o explosivo uísque irlandês.

A bebida foi criada na década de 1940, pelo chef Joseph Sheridan, para aquecer os passageiros do aeroporto de Foynes, no Oeste da Irlanda. Conta a lenda que um vôo teve que retornar ao aeroporto devido às péssimas condições climáticas e o restaurante foi avisado para preparar comida e bebida quentes para os passageiros.

Sheridan tinha café já pronto e resolveu adicionar uma dose de uísque irlandês para estimular os passageiros. Um passageiro americano perguntou ao chef: "Isso é café brasileiro?". Sheridan respondeu: "Não. É café irlandês".

A receita é muito simples e sobreviveu até os dias de hoje porque é excelente como todo clássico deve ser. Essa é a homenagem do Café & Conversa à Irlanda. Ainda continuo aguardando um telefonema, uma carta, um e-mail, qualquer coisa, das ruivas ...

Irish Coffee

Preparo

- Café coado na French Press
- Açúcar a gosto
- 1 dose de bom uísque
- Creme Chantily


Preparo

Misture bem o café, o açúcar e o uísque. Coloque numa taça e cubra com o creme Chantily.

ATENÇÃO! SE BEBER, NÃO DIRIJA.

A aparência é de uma bela cerveja Guinness

2 comentários:

Melina disse...

Tudo bem que o dia de St. Patrick foi ontem, mas vou aproveitar minha ida a Vitória pra tomar o Irish Coffee num ótimo café. Esse post me deixou com muita água na boca.
Muito bom!
:)

Café & Conversa disse...

Faça como a Angélica e vá de taxi ... : )