sábado, 20 de agosto de 2011

6º Campeonato Regional de Barista - Etapa Centro Oeste

Ricardo Icassatti Hermano

Na quarta e quinta-feira da semana passada, foi realizado em Brasília o 6º Campeonato Regional de Barista - Etapa Centro Oeste. As mulheres estão com tudo mesmo, porque a grande vencedora da duríssima disputa foi a Barista Thamy Bruno, a única mulher da competição. Mas, justiça seja feita, ela mereceu pois deu um show de criatividade, como vocês verão a seguir.

A Thamy é aquela cabecinha no meio do abraço de comemoração 

O Café & Conversa, claro, esteve presente nos dois dias e transmitiu ao vivo toda a competição através do Twitter, inclusive com fotos : ) O Romoaldo participou como juiz e eu fiquei por conta da transmissão.

 O juiz Romoaldo de Souza fazendo a sua famosa "poker face"

O evento aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, sob a supervisão da Associação Brasileira de Café e Barista. A organização ficou a cargo do Pedro Lisboa, representante do Café Cristina no Distrito Federal. Apesar do atraso nos dois dias e de ter apenas seis baristas competindo, o campeonato foi bem animado e disputado.

 Juízes confabulando e "calibrando" o café

Aqui, abro um parêntese para registrar o absurdo de um Centro de Convenções dirigido e mantido pela Secretaria de Turismo do Governo do Distrito Federal, não disponibilizar conexão WI-FI para internet. O sinal até tem, mas precisa de senha.

Procurei a Setur para obter a senha, mas a recepcionista - a quem tive que explicar o que é WI-FI - me informou que a conexão não é disponibilizada "pra todo mundo" e o "chefe" que poderia "estar resolvendo" a questão ainda não havia chegado para trabalhar ... às 15h30 de uma quarta-feira.

Ressaltando ainda que o Campeonato de Barista foi apenas um evento dentro de um evento muito maior, que era o 23º Congresso da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes(Abrasel). É assim que o suposto governo Agnelo Queiroz pretende recepcionar milhares de torcedores estrangeiros e abrigar o Centro de Mídia na Copa do Mundo de 2014.

Mas, chega de falar de incompetência e vamos ao Campeonato.

Não sei se essa é uma característica nossa, o povo aqui do Centro Oeste, mas a verdade é que somos solidários, gentis e cooperativos. Assim, mesmo quem não participou diretamente da organização do Campeonato, ajudou no que foi preciso.

 Esse é o lema do Café & Conversa

Por exemplo, vi a Bebel Hamu, representante das máquinas de espresso La Marzocco, ajoelhada colando fita crepe no chão e eu mesmo ajudei a carregar várias vezes a mesa de apresentação de uma estação para a outra. Muitas outras pessoas que estavam ali apenas para assistir também ajudaram. E ninguém precisa nem pedir porque todos sabemos que todos saem ganhando.

 Bebel e eu sendo assediados por uma fã ... (rs)

Na hora do aperto, a Ludmila Milhomem (Da Vinci Gourmet) nos hidratava com refrescantes sodas italianas. No sufoco, a recém-formada jornalista Ilana Paiva nos abastecia com informações, chocolate e guloseimas distribuídas no Congresso da Abrasel.

A Ludmila garantiu a minha hidratação de meia em meia hora.
A seca em Brasília está terrível ...

Até mesmo fãs do Café & Conversa, como a dentista-blogueira Thays Martins de Oliveira (Cheirinho de Café), se desdobraram para abrilhantar a competição, além de nos tietar, é claro.

Tahys e Ilana foram minhas Anjas da Guarda

Os seis destemidos Baristas que puseram lealmente seus talentos à prova foram os seguintes, de acordo com a ordem de classificação final:


1ª Colocada e Campeã de 2011, Thamy Bruno
(Café Cristina



2º Colocado, Pedro Gabriel
(Café Cristina



3º Colocado, Saulo Ribeiro
(Café Cristina



4º Colocado, Daniel Viana
(Morada Mineira Confeitaria)



5º Colocado, José Kabir
(Café Cristina)



6º Colocado, Bruno Okamoto
(Tio Gu Café)

Os dois primeiros classificados serão os representantes do Centro Oeste no 10º  Campeonato Brasileiro de Barista, que será realizado em São Paulo em 2012. Aproveitando o embalo, nos próximos dias 6, 7 e 8 de outubro, também em São Paulo, será realizada a feira internacional "Espaço Café Brasil", que cresceu e mudou de data para coincidir com o período da pós-colheita. Lá também acontecerá a Copa Barista 2011. Veja matéria na Revista Espresso.

O drink do Okamoto leva chá de flores e frutos, creme de leite batido,
xarope caseiro de capim santo e açúcar de baunilha com cereja ao marasquino

Os Baristas se esforçaram para apresentar três itens: espresso, cappuccino e o chamado drink de assinatura, que obrigatoriamente tem entre seus ingredientes uma dose de espresso. Os juízes e juízas são divididos em dois grupos - sensorial e técnico -  com funções distintas.

O drink da Tahmy pinta o copo com geleia de flor de hibisco
e vai com uma isca de caramelizado de tamarindo. Detalhes ...

Os juízes técnicos observam apenas o desempenho do profissional no manejo da máquina, apuro técnico, limpeza, observância dos tempos etc. Os juízes sensoriais se concentram nos aspectos de sabor, aroma, visual, apresentação e informações disponibilizadas pelo Barista.

 Juízes técnicos de olho no desempenho do Daniel

O corpo de jurados foi formado por:

- Romoaldo de Souza (Jornalista do Café & Conversa)
- Georgia Franco de Souza (Proprietária do Lucca Cafés Especiais, em Curitiba)
- Caroline Franco (Bicampeã Brasileira de Cup Tasters e 4ª colocada no Mundial de Cup Tasters)
- Paulinho Lima (Barista)
- Roberta Teixeira (Jornal Correio Braziliense)
- Kátia (Monin)
- João (Chef de Cozinha)

Depois de uma longa conversa com a Georgia Franco, fiquei morrendo de vontade de conhecer o Lucca Cafés Especiais e Curitiba. Eles trabalham com uma infinidade de tipos de grãos diferentes e ela me contou que o Paraná dispões de um conceituado centro de pesquisa que mantém um banco genético de café. Vamos programar uma viagem para breve.

Muita calma nessa hora, pois além de preparar a bebida,
tem que explicar aos juízes também

Enquanto isso, os nossos Baristas se esforçavam para conter o nervosismo e conseguir explicar e preparar todas as bebidas no tempo pré-determinado de 15 minutos. É impressionante como o fato de estar numa competição pode afetar a calma e a tranquilidade de um profissional acostumado a fazer exatamente aquilo todos os dias.

Mas, ao final, pode resultar num belo cappuccino como esse ...


 ... ou um delicioso espresso como esse

E esse 6º Campeonato Regional de Barista - Etapa Centro Oeste terminou. Parabenizamos a Barista Thamy Bruno pela brilhante vitória, aplaudimos as mulheres pela força que estão demonstrando e desejamos sorte aos demais competidores no próximo ano, quando o Café & Conversa voltará a transmitir em primeira mão para todo o planeta.

 Esperamos encontrar essa moçada sangue bom no próximo Campeonato

Esperamos também estar presentes em São Paulo, no "Espaço Café Brasil", que promete ser inesquecível. Contamos com nossas(os) leitoras(es) para nos fazer companhia em todas essas aventuras cafeinadas e estonteantes.

Como bem recomenda o Romoaldo todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, em nosso quadro na CBN Recife e, em seguida, aqui no podcast: Um abraço e bom café!

Um comentário:

Georgia Franco de Souza disse...

Parabéns pela cobertura. Convido voces a participar da Regional Sul-Brasileira ( PR, SC e RS) que acontece nos dias 29,30 de setembro e 01 de outubro no Mercado Municipal de Curitiba.