terça-feira, 2 de agosto de 2011

Macarronada ao molho de café

Romoaldo de Souza

Nesse final de semana, a gente fez um experimento e os resultados são supreendentes! Nós descobrimos que não é facil preparar molhos usando o café, temperos e azeite.

Você que anda cansado do molho de tomate e já não quer mais nem ouvir falar em molho branco, não desanime, porque o experimento que fizemos, vai deixar sua macarronada, como a gente costuma dizer: "nos trinques"! Uma macarronada para não ser esquecida nem tão cedo.  Macarrão com molho de café!

Você só vai precisar de carne moída, champignon, cebola, salsa, azeite, orégano, sal, açúcar e claro! Café. Os entendidos no assunto de gastronomia reconhecem que a criatividade na cozinha é um ingrediente que não pode faltar.

Aqui, nesse caso de macarronada com molho de café, além de criatividade, é preciso, também, ser um pouco ousado. Porque você vai sair da sua rotina de despelar tomate, e abrir latas e mais latas de creme de leite.



- 700g de carne moída
- 1 cebola grande picada
- 100g ou meio copo de champignons cortados
- 150ml ou três xícaras pequenas de café sem açúcar
- 3 colheres de sopa de salsa picada
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sobremesa rasa de orégano
- 1/2 colher de sobremesa de sal
- 1 pitada de açúcar
- Uma boa pitada de pimenta do reino moída
- Queijo parmesão ralado a gosto

Numa panela pequena, aqueça o azeite em fogo MÉDIO e, mexendo sempre, refogue a cebola até que fique dourada. Acrescente a carne moída e misture bem com a cebola por três minutos. Adicione metade da salsa picada e mexa bem. Coloque o café e misture novamente. Reduza o fogo para MÉDIO-BAIXO e cozinhe por oito minutos. Se ressecar, diminua mais ainda o fogo e acrescente um pouco de água.

Acrescente os champignons e misture delicadamente porque os cogumelos são frágeis. Adicione o orégano, o sal, a pimenta do reino e a pitada de açúcar. Misture até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Cozinhe com a panela destampada por mais cinco minutos.

Agora basta cobrir a massa da sua preferência com esse molho, salpicar com o restante da salsa picada, polvilhar o parmesão ralado e se preparar para os aplausos! 

Um abraço e bom café!

Um comentário:

Anuência do Incompleto disse...

Adorei, vou tentar fazer no final de semana. Amo Café. E PArabéns por compartilhar essa receita, que me parece bem apetitosa.