sábado, 13 de agosto de 2011

Momento Literário - Adriana Zapparoli


Ricardo Icassatti Hermano

Estamos inaugurando um novo espaço no seu blog predileto. Vamos chamá-lo de "Momento Literário". A ideia surgiu ao constatarmos o grande interesse das(os) nossas(os) leitoras(es) pela leitura. Vamos procurar trechos ou até mesmo obras completas que tenham citado o café de alguma forma.

Para começar, fomos procurar ajuda com uma poetisa lá de Campinas que vem fazendo grande sucesso no mundo dos versos e da métrica. O nome dela é Adriana Zapparoli e sua obra pode ser conferida no seu blog Zenite ou nos diversos livros publicados aqui e no exterior.

Adriana é uma mulher interessante sob vários aspectos. Além de ser inteligente, bonita e se expressar através de poesias inquietantes pela forma como são editadas e pelas palavras cuidadosamente escolhidas, ela também é pesquisadora da Unicamp na área de Farmacologia

Seus poemas são intrigantes, cortantes e extremamente sensuais. Às vezes, também são rudes, rascantes, desconcertantes e brutais. Mas, independente do estado de espírito, são sempre elegantes e pessoais como um punhal lentamente cravado entre as costelas. 

Tive a felicidade de conhecê-la quando estive em Campinas para competir no Torneio Brasileiro de Kenjutsu, organizado pelo Instituto Niten. Devo confessar que ela me surpreendeu desde o primeiro momento. É uma dessas mulheres cheias de força e luz, transbordantes em magnetismo e ferormônios, que fazem as pessoas se calarem quando entram na sala.

Tá bom ou quer mais? Não sei quanto a vocês, mas aqui no Café & Conversa nós sempre queremos mais. Foi por isso que resolvemos desafiar a poetisa/pesquisadora a cometer um poema tendo o café como tema. E não é que ela topou? E não criou apenas um. Foram logo dois : ) 

É com imenso orgulho e prazer que trazemos até vocês esses poemas de autoria da poetisa/pesquisadora e criados especialmente para o Café & Conversa.

Aos meninos do café 

um grão ('fruto') 
em moagem, esteio, 
café-curto, em um

bar-bistrô... 

longo, com suco, é café-
conosco, marrom-seco, 
entre o pardo, bardo e o preto, 

fosco, em cafeeiro-do-gabão, 
distribuo em seu tom 

todo, 

de homem...  


Café pré

café pré, café com, 

pós: malgrado em fé sem 

café: 

- beirão,-branco,-bravo 

café... 

-caldeado,-cantante,-casado 

de angola, em okafeko ... 

-com-isca, leite e chipa 

-do-diabo, pro mato 

próavo 
diria quase, 
hereditário... 

Adriana Zapparoli 

2 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo e Romoaldo,

Agradeço as considerações aos meus escritos.
Acredito que a beleza está nos olhos de quem vê.
Boa sorte e sucesso para “o momento literário” e todo conteúdo do café!

Adriana

Café & Conversa disse...

Adriana,

Nós é que agradecemos a sua generosidade e disposição em nos presentear com dois belos poemas : )

Sinta-se beijada por toda a Redação do Café & Conversa : )