Romoaldo de Souza
Dia desses, eu pedi ao amigo Humberto Cariri, para comprar um café orgânico produzido em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco e não é que a surpresa foi bastante agradável?
Ontem, à noite, eu estava chegando da faculdade, quando o porteiro do meu condomínio me entregou a caixa e chegando em casa, abri o pacote de Cariri e já experimentei o meu café orgânico genuinamente pernambucano.
Essa plantação de Taquaritinga é uma das mais antigas do Brasil, e quase toda ela é feita debaixo de árvores frutíferas, Ipê e pau-brasil que ainda restou. Esse café é plantado em áreas que ultrapassam os 900 metros de altitude, numa temperatura que varia de 33º a 9º no Inverno.
O resultado é um café doce, bem mais doce que os demais e com baixíssimo teor de cafeína. Uma produção orgânica, ou seja, sem o uso de adubos químicos muitos deles com certificação específica, e pronta para ser exportada mundo afora. É de dar gosto.
A preocupação dos agricultores, organizados em cooperativas não é produzir em vasta escala, é ter um grão selecionado. E conseguiram. Esse café de Taquaritinga, chegou em boa hora a Brasília ...
Um abraço e bom café!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário