Romoaldo de Souza
Tem algumas crendices sobre o café que só contando, mesmo! Nos livros, nos terreiros e nas roças de plantação de café corre cada lenda...
Como a do fazendeiro que só tomava café sentado para não perder a riqueza e todo ano, quando vai começar a colheita, os três primeiros grãos têm de ser guardados debaixo de sete chaves, para preservar a sorte.
Tem ainda, a história da noiva que quando vai fazer a lista de presentes do casamento, o primeiro que quer ganhar é um coador de café. Lembro de uma prima que, no interior de Pernambuco. Uma vez ela passou o café na meia de um namoradinho e não é que se casaram e vivem felizes para sempre? Foi com ela que me iniciei no mundo do café.
E a irmã dela? Que quando queria que uma visita daquelas bem demoradas fosse embora, era só jogar três punhadinhos de café moído, no fogo.
Agora cuidado! Essa é para moças que estão se preparando para o casamento. Se, num dia desses, seu noivo for visitá-la, nunca deixe cair o bule ou a cafeteira... se isso acontecer, já era. Aí é que o casamento não sai mesmo.
É claro que tudo isso é superstição e eu resolvi contar só porque, outro dia, fui no interior de Minas Gerais, numa colheita de café e ouvi cada história.
Um abraço, sorte e bom café!!!
Um comentário:
Que coisa, não? Prosa danada! :)
http://zeniteblog.zip.net
Postar um comentário